Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 12 de março de 2014 por Mecânica de Comunicação

Sobratema amplia quantidade de modelos e marcas de equipamentos do programa Custo-Horário

Valores das cinco parcelas que compõem o custo-horário total de uma máquina também receberam atualização

O programa Custo-Horário de Equipamentos da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração apresenta novidades. A primeira é a ampliação da quantidade de marcas e modelos de máquinas disponíveis para a consulta no programa, que passou de 113 para 126. Essa inclusão corresponde a atual situação do mercado de equipamentos no País, com a entrada de novas empresas e o crescimento do número de modelos oferecidos pelas fabricantes e importadoras.

 

A segunda novidade é a atualização, desde fevereiro deste ano, dos valores das cinco parcelas – propriedade, manutenção, material rodante, combustíveis/lubrificantes e mão de obra de operação – que compõe o custo-horário. Para isso, a Sobratema realizou uma pesquisa com os principais fabricantes, fornecedores e usuários de equipamentos no Brasil.

 

O programa permite conhecer os custos horários dos principais equipamentos para construção usados em vários tipos de obras. Interativo, possibilita modificar parâmetros sugeridos, elaborar planilhas e realizar cálculos, com diferentes tipos de máquinas. O usuário ainda pode, ainda, guardar essas planilhas para tê-las como referência.

 

Esse programa foi criado pela Sobratema para levar ao usuário de equipamentos para construção uma referência quando se trata de custo-horário de máquinas. Os valores inseridos refletem condições normais de operação e não englobam horas paradas ou improdutivas. Disponível gratuitamente para os associados da entidade, fornece um resumo, em forma de tabela, com 32 categorias de equipamentos e seus respectivos valores médios para as empresas e profissionais não associados.