Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 05 de março de 2025 por Mecânica de Comunicação

Presidente da Sobratema participa do projeto Fumtran Relatos

O presidente da Sobratema, Afonso Mamede, participou do projeto Fumtran Relatos, uma iniciativa da Fundação Memória do Transporte (Fumtran). Em entrevista concedida em abril do ano passado, o engenheiro trouxe um relato breve sobre sua trajetória profissional e sua experiência em grandes projetos no Brasil, como o trabalho no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e na Usina de Itaipu, no Rio Paraná, e atuação em obras no Chile.

Mamede contou como foi instituída à Sobratema, em 1988. “Na década de 1980, havia muita dificuldade para a importação de peças para os equipamentos. Então, havia um grupo de manutenção que se reunia para trocar informações e compartilhar conhecimento”, afirmou. Apesar de concorrentes no mercado, ele explicou que na área de manutenção havia uma soma de esforços para um bem comum.

Com isso, houve a constituição da Sobratema, que foi ampliando seu escopo, ao reunir a cadeia ligada aos equipamentos para construção e mineração. Mamede ainda destacou os programas da entidade, como a Revista M&T, a M&T Expo, o Instituto Opus de Capacitação Profissional, o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção e Mineração, o Guia Sobratema, a Revista Grandes Construções e, mais recentemente, o Sobratema Shopping, além dos inúmeros seminários, congressos, eventos técnicos e de conteúdo.

Durante o relato, o presidente da Sobratema avaliou a importância da área de infraestrutura para o desenvolvimento do país, a geração de empregos e a formação de uma sociedade mais justa, e reiterou que o setor passou por diversas fases, desde a década de 1970, que trouxeram o Brasil ao patamar de evolução nos dias atuais. “Nesses altos e baixos, posso dizer que as crises nos ajudam a avançar, nos fazem crescer e nos unem para evoluir”, refletiu.

Como mensagem final para os internautas, Mamede reforçou que é preciso acreditar. “Vamos olhar para o nosso próximo, para a natureza e para a sustentabilidade, analisando, avaliando e trabalhando acima de tudo para as futuras gerações”.

Para assistir a entrevista completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=lQLcMPxDNpY