Publicado em 28 de abril de 2014 por Mecânica de Comunicação
M&T Peças e Serviços será vitrine de lançamentos para o pós-venda e gestão de equipamentos para construção e mineração
De 3 a 6 de junho, estarão reunidos os principais players desse setor, cujo volume de negócios está estimado em cerca de R$ 6 bilhões por ano
A busca incessante pela produtividade em obras de infraestrutura e nas áreas de construção e mineração tem levado as fabricantes de equipamentos a focarem seus investimentos em dois setores centrais, inovação tecnológica e pós-venda. O primeiro pilar resulta em máquinas com alto nível tecnológico, aplicabilidades diversas e muita eletrônica embarcada. O segundo segmento determina um atendimento ágil e adequado e o suporte eficaz, muitas vezes, no próprio campo da operação.
“Além da perda de produtividade, um equipamento parado representa outros problemas para os usuários, que podem, inclusive, afetar o cronograma da obra. Por isso, um serviço de pós-venda de alto nível é essencial para que os ganhos obtidos com o uso da tecnologia embarcada e dos sistemas eletrônicos avançados sejam potencializados pela operação sem interrupções do equipamento em campo”, afirma Hugo Ribas Branco, diretor de operações e feiras da Sobratema.
Por sua importância para o segmento da construção e da mineração, a área de pós-venda é um dos segmentos centrais da M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, a ser realizada de 3 e 6 de junho, no Imigrantes Exhibition & Convention Center (SP).
Será apresentada uma série de lançamentos em peças, insumos, componentes, serviços e soluções desse setor, incluindo sistemas elétricos, hidráulicos e de transmissão, pneus e material rodante, lubrificantes, filtros, laboratórios de análise, sistemas de controle, ferramentas de penetração no solo e desgaste, máquinas operatrizes de ferramentas para oficina, equipamentos de segurança, EPI, equipamentos leves, dispositivos de amarração e içamento de carga, produtos e sistemas para controle ambiental, prestação de serviços de manutenção.
“O objetivo da feira é antecipar tendências que contribuam para elevar a produtividade das máquinas que atuam em canteiros de obras e em áreas de extração de minérios e agregados. Ela tem um papel fundamental em oferecer oportunidades para networking e para a realização de contatos e negócios, além de levar conhecimento sobre o mercado e as inovações tecnológicas”, explica Ribas. O volume de negócios envolvendo peças de reposição, suprimentos e serviços para equipamentos voltados para construção e mineração no Brasil é estimado em cerca de R$ 6 bilhões por ano. São mais de 12 mil oficinas de manutenção de máquinas e equipamentos no País.
Outro setor que compõe, juntamente com a área de pós-venda, os dois pilares da M&T Peças e Serviços é o segmento de gestão de equipamentos. Incorporado nesta edição da feira, esse setor também tem uma função importante em termos de ganhos de produtividade e segurança e redução de custos de manutenção com a frota na construção e na mineração. “As ferramentas tecnológicas disponíveis permitem a coleta e análise de informações, levando inteligência para atividades estratégicas da empresa”, avalia Ribas.
Na exposição, os cerca de 18 mil visitantes esperados terão a chance de conhecer novidades para esse setor, incluindo soluções tecnológicas para monitoramento e controle à distância dos equipamentos de, sistemas de eletrônica embarcada, sistemas de telemetria, sistemas de navegação, simuladores de operação, softwares de gestão.
Única feira direcionada exclusivamente para as áreas de gestão, soluções de pós-venda, insumos e componentes para equipamentos para a construção e mineração, o evento contará com o Salão de Tecnologia, Segurança e Sustentabilidade, iniciativa inédita, que tem o objetivo de levar o visitante a conhecer o que o segmento vem fazendo em termos de inovação para melhorar em diversos aspectos a experiência e o custo-benefício para o usuário do equipamento. Para isso, esse espaço exclusivo reunirá, em um único local, os conceitos inovadores dos fabricantes de máquinas e dos fabricantes de componentes e peças que estão participando da feira. Uma ótima oportunidade para apresentar tendências e ressaltar os diferenciais competitivos de cada marca.
Para participar, os visitantes podem realizar o credenciamento online, que agiliza sua entrada ao evento. Basta acessar o site oficial (www.mtps.org.br), clicar no banner em destaque e seguir as instruções para realizar a inscrição, de maneira prática e gratuita.
Congresso
Outra iniciativa importante da M&T Peças e Serviços em 2014 é contar com um Congresso integrado ao evento, reforçando, assim, a proposta de propiciar ao visitante um ambiente de amplo acesso à informação, difusão de novas tecnologias e conhecimentos do segmento.
O M&T Peças e Serviços Congresso foi formatado para contar com seminários que abordarão os principais temas relacionados a esse segmento, como por exemplo, máquinas híbridas, capacitação, novas tecnologias, produtividade, sustentabilidade e automação, mostrando as tendências e novidades do mercado brasileiro.
A Sobratema responde pela organização do Congresso, que será realizado nos dias 4 e 5 de junho de 2014, no mesmo local da feira. A entidade coordenará três seminários, sendo um deles do Instituto Opus. Os demais seminários serão promovidos por entidades apoiadoras da feira, incluindo a Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, a Abifer – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, a ABRAMAN – Associação das Empresas Brasileiras de Manutenção, a Anicer - Associação Nacional da Indústria Cerâmica, o IE – Instituto de Engenharia, o SINDIPEDRAS - Sindicado da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo, o Sindipesa – Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais, e a Valorização do Rental, que tem o apoio da ABELME – Associação Baiana das Empresas de Locação de Máquinas e Equipamentos, ALEC – Associação dos Locadores de Equipamentos para a Construção Civil, APELMAT – Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplanagem e Ar Comprimido, do Sindileq-CE - Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do estado do Ceará, do Sindileq-GO - Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Goiás, do Sindileq-MG – Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Minas Gerais, do Sindileq-PE – Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Pernambuco, e do Sindileq-RN – Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do Rio Grande do Norte.