Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 13 de junho de 2014 por Mecânica de Comunicação

Instituto Opus participa de reunião para melhor qualificação de operadores

Wilson de Mello Jr., diretor do Opus, apresentou palestra sobre importância de treinamento e qualificação profissional

No último dia 29 de maio, em Curitiba, a Volvo Construction Equipment foi palco de discussão sobre as necessidades para uma melhor qualificação dos operadores de máquinas pesadas. O Instituto Opus foi convidado a participar desse importante debate e compartilhamento de informações, juntamente com o Instituto Pavimentar, Odebrecht, Oryx e o SENAI, que está analisando a viabilidade de implementar um curso de Formação de Operadores de Máquinas Pesadas.
 
Wilson de Mello Jr., diretor do Instituto Opus, apresentou uma palestra sobre a importância de treinamento e qualificação profissional para a segurança e produtividade da operação. Destacou dados sobre acidentes de trabalho na construção, ressaltando que há muito trabalho a se fazer no setor, e lembrou das oportunidades de trabalho que existe na infraestrutura brasileira, com os investimentos previstos para os próximos anos na área.

Mello Jr. ainda sugeriu algumas ações para melhorar a qualificação profissional como, por exemplo, o uso de tecnologias de treinamento para que os operadores ganhem experiência antes da operação em um equipamento, e a seleção adequada para cada função. “Necessitamos, também, inovar e desenvolver metodologias de seleção desse pessoal”, afirmou.

Além das palestras e debates, os participantes puderam conhecer o Road Institute LA, que é uma iniciativa da Volvo CE para desenvolver e aumentar os conhecimentos sobre a utilização de equipamentos de construção rodoviária, bem como disseminar boas práticas durante a execução de obras. De acordo com Luiz Vieira, coordenador de treinamento da Volvo CE Latin America, as primeiras turmas serão selecionadas a partir de agosto para três treinamentos de 24 a 40 horas abertos: “Técnicas de Operação e Aplicação de Vibroacabadoras”, “Técnicas de Operação e Aplicação de motoniveladoras” e “Técnicas de Operação e Aplicação de Compactadores de Solo e de Asfalto”. Também haverá um curso chamado “Manutenção Básica em Vibroacabadoras”.
 
Outra atividade do dia foi a experiência com os simuladores de operação da Volvo CE. Os simuladores da Volvo possuem um moderno sistema gráfico 3D e uma plataforma de comando elétrico que permite ao usuário sentir os movimentos de escavação e carregamento, a irregularidade e o relevo do solo, além da dificuldade de escavação, como se estivesse em um trabalho de campo. “Outra vantagem no treinamento com um simulador é a segurança. O operador pode realizar comandos mais ousados, pois mesmo que aconteça um tombamento, não será um acidente, e sim uma simulação”, finaliza Vieira.