Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 17 de junho de 2014 por Mecânica de Comunicação

M&T Peças e Serviços ressaltou a importância do pós-venda e da gestão de equipamentos para produtividade na construção e mineração

Com a participação de público qualificado, feira teve como destaque o Salão da Tecnologia, que apresentou as inovações utilizadas no dia a dia de uma obra

A M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, realizada de 3 a 6 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, colocou em evidência a importância  do pós-venda de serviços, peças  e  componentes e,  a  tecnologia e gestão  de equipamentos para incrementar a produtividade na construção e mineração brasileiras. 
 
Com a participação de 239 expositores nacionais e internacionais, vindos de 12 países – Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Cuba, Estados Unidos, Índia, Itália, Japão e Reino Unido, representando 266 marcas, a feira destacou os investimentos realizados pelos fabricantes de equipamentos e fornecedores de peças e componentes para garantir um atendimento eficiente e rápido, além do desenvolvimento de novas soluções ainda mais completas de gerenciamento- e monitoramento de frotas.

“A realização da M&T Peças e Serviços está alinhada com o momento vivido pela construção e mineração brasileiras, no qual uma das principais preocupações é manter os equipamentos funcionando com eficiência, uma vez que máquina parada representa prejuízo e atrasos”, explica Afonso Mamede, presidente da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, idealizadora, organizadora e promotora da feira. 

“Além disso, esses dois mercados tiveram grandes avanços tecnológicos, com o desenvolvimento de soluções de gestão que, permitem acompanhar, em tempo real, em qualquer lugar do planeta, o desempenho de uma máquina, frota e operador. E mais, é possível controlar até itens como consumo de combustível, desvios de rota e o tempo de parada. Tudo remotamente”, acrescenta Mamede. 

Nesse sentido, a M&T Peças e Serviços inovou e criou o Salão de Tecnologia de Equipamentos de Construção e Mineração, que comprovou o avançado nível de inovação utilizado por construtoras brasileiras no cotidiano de uma obra e o desenvolvimento tecnológico de fabricantes e fornecedores para o aprimoramento e criação de novos produtos, com reais ganhos de produtividade. Entre os participantes estavam a Escad Rental, as construtoras CR Almeida, Galvão Engenharia e Odebrecht Infraestrutura, com seus respectivos parceiros, e as empresas Argos Guindastes, Beka-Lube, Bomag Marini, DN4 Tecnologia, Leica Geosystems, Novak & Gouveia, OilCheck, Real Bombas e Totvs. 

De acordo com Mamede, o Salão da Tecnologia tornou-se, ainda, uma vitrine para inovação no segmento de equipamentos para construção mineração. “Ao mesmo tempo, foi uma oportunidade de demonstrar uma experiência diferenciada ao visitante  e de salientar o que o segmento vem fazendo para melhorar em diversos aspectos o custo-benefício para o usuário do equipamento”, analisa.

O caráter pioneiro do Salão levou o espaço a ser, também, um dos destaques para os visitantes. A feira atraiu um público de 12.959 profissionais altamente qualificados, conforme relatado pelos expositores (vide depoimentos abaixo), incluindo empresários, gestores, decisores de compra, engenheiros, técnicos do setor. A expectativa é que a M&T Peças e Serviços contribua para uma alta entre 15% e 20% nos negócios das empresas expositoras.

O presidente da Sobratema ressaltou, também, o sucesso da M&T Peças e Serviços Congresso, cuja programação contou com 11 seminários, proferidos por mais de duas dezenas de palestrantes e com um número de 541 participantes. O conteúdo foi amplo e abrangente, suscitando informações e debates sobre assuntos relacionados às áreas de pós-venda, capacitação, gestão de equipamentos, máquinas híbridas, rental, norma de desempenho, ensaios não destrutivos e inspeção, manutenção, eficiência energética, venda de agregados no limite legal, amarração de cargas gerais e indivisíveis, indústria ferroviária e o mercado de equipamentos. 

O Congresso contou com seminários da Sobratema, do Instituto Opus e das seguintes  entidades: ABENDI – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, a ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos, a ANICER - Associação Nacional da Indústria Cerâmica, o IE – Instituto de Engenharia, o SINDIPEDRAS - Sindicado da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo, o SINDIPESA – Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais, e da cadeia da locação de equipamentos, que organizou o II Congresso Nacional da Valorização do Rental, com o apoio da Abelme – Associação Baiana das Empresas de Locação de Máquinas e Equipamentos, Alec – Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Móveis, Apelmat – Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplanagem e Ar Comprimido, do Sindileq-CE - Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do estado do Ceará, do Sindileq-GO - Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Goiás, do Sindileq-MG – Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Minas Gerais, do Sindileq-PE – Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Pernambuco, e do Sindileq-RN – Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do Rio Grande do Norte.

Destaques dos expositores: público qualificado e prospecção de novos negócios

Os participantes da M&T Peças e Serviços foram unânimes em ressaltar o sucesso que tiveram no evento, com a prospecção de novos clientes e futuros negócios, o estreitamento de relações com atuais clientes, a realização de negócios e o agendamento de reuniões. Veja, na sequência, o depoimento de algumas empresas que participaram da feira: 

BMC HYUNDAI
Ygor Morais, analista de Marketing
“Eu acredito que foi bem proveitoso para nós, conseguimos fazer muitos contatos e recebemos diversos clientes. Muitas relações de negociação foram abertas aqui na feira e a organização foi dentro do esperado, não tivemos problemas nenhum com isso”. 

BRASIL VEDAÇÕES
Cleonice Ramos Silva, supervisora Comercial 
“Considero a participação boa, com retorno bem objetivo. O pessoal que veio à feira estava à procura de peças com qualidade. A maioria das pessoas que visitaram nosso estande é ligada ao ramo da vedação. Certamente, a feira vai contribuir com nossos negócios”. 

BRISTOL
Jonas Krever, supervisor de Vendas
“Conseguimos com a feira muitos contatos com representantes que querem representar nosso produto. Conseguimos fazer bons contatos e isso valeu muito. Além disso, a organização da feira foi muito boa”. 

CATERPILLAR
Rafael Amorim, representante de Marketing
“Dentro do tema que nós trouxemos para a feira, que foi o de oferecer soluções, aumentar a produtividade e gerenciar a frota do cliente, o evento foi bastante produtivo. A gente conseguiu contatos bem interessantes, clientes comprando máquinas pequenas. Além disso, conseguimos na feira estreitar o relacionamento com os clientes e o inesperado de conseguir vender máquinas pequenas, uma vez que a tradição da Caterpillar é marcada por ser uma indústria de máquinas grandes e pesadas. Dessa forma, a avaliação é bem positiva”. 

CR ALMEIDA
Domage Ribas, gerente de Equipamentos
“A ideia do Salão da Tecnologia é muito importante porque o visitante pode visualizar o que está sendo aplicado no dia a dia de uma obra, de uma construção. Nossa participação foi muito interessante. Além disso, a feira é uma oportunidade de conhecer novidades, ter contato com novos fornecedores, encontrar parceiros em um intervalo curto de tempo”.

DN4 TECNOLOGIA
Elis Mesquita, coordenadora de Marketing e Inteligência de Mercado
“Nossa participação foi um divisor de águas porque divulgamos nossa parceria com a SAP. Recebemos um público qualificado, abrimos frentes de negócios e prospectamos novos clientes. O público-alvo (rental) visitou a feira e quis conhecer a tecnologia oferecida pela DN4”.

ESCAD RENTAL
Alisson Daniel, diretor
“A M&T Peças e Serviços propicia bons momentos de relacionamento, que é um dos quesitos importantes na área da locação. Pudemos perceber a participação de clientes de São Paulo e, também, de outros estados, que vieram ao nosso espaço no Salão da Tecnologia. Nosso objetivo foi alcançado e nossa participação foi muito boa”.

EVERTON
Samuel Rosa, vendedor
“Nós sempre participamos das feiras organizadas pela Sobratema. Tanto da M&T Expo, quanto da M&T Peças e Serviços. Inclusive na edição deste ano da Peças, nós mais que dobramos a área do nosso estande. Na edição anterior da M&T Peças tínhamos um estande 55 m2 e agora em 2014 estamos com 120 m2”. 

GOODYEAR
Fábio Garcia, gerente sênior de Marketing
“A Goodyear está adotando um novo posicionamento, buscando parceiros que possam trazer uma divulgação da imagem e da exposição da imagem forte para a companhia e nós viemos participar da M&T Peças e Serviços por conta disso. Foi um evento bastante assertivo. Vários dos nossos principais clientes, aqueles que fazem parte da nossa carteira atual e também os que prospectamos passaram pelo nosso estande. Então, nós vemos a M&T Peças e Serviços como um evento que nós pretendemos voltar a participar, por ser focado num público que nós estamos esperando, um público especialista, que vem buscar produtos e serviços diferenciados no mercado. Foi muito importante para a Goodyear participar da feira. Estamos muito felizes por ter encontrado o público consumidor que esperávamos aqui no evento”. 

GRUPO GALVÃO
Silvimar Fernandes Reis, diretor de Equipamentos e Suprimentos
“Participar do Salão da Tecnologia na M&T Peças e Serviços foi uma experiência gratificante e interessante, uma vez que foi possível compartilhar o que fazemos e o que identificamos de inovação e tecnologia. Essa socialização da informação é importante para nosso setor. Recebemos a visita de um público qualificado, de empresas de engenharia, construtoras, entre outros. Considero um sucesso o Salão de Tecnologia, com a participação conjunta de nossos parceiros”.

HANSA-FLEX
Christian Herrmann, gerente Comercial
“Os contatos obtidos na feira foram muito bons, com fabricantes e consumidores finais, por exemplo. Conseguimos, durante o evento, agendar reuniões que abrem possibilidades para futuros negócios. Foi um bom investimento ter participado da M&T Peças e Serviços”. 

HERRENKNECHT
Juan Manuel Altstadt, diretor
“A M&T Peças e Serviços é uma feira importante para relacionamento e contato. A visitação em nosso estande foi excelente, formada por um público qualificado, seletivo e técnico. Por essa qualificação, foi possível oferecer uma atenção diferenciada aos clientes”. 

HLT
Rafael Alvarenga, gerente da área de túneis
“Temos um balanço muito bom, porque fizéssemos novos contatos, reencontramos clientes atuais, mostramos durante a feira a nossa área de peças e serviços, que é uma área que estamos nos desenvolvendo com muita força no Brasil, somos os pioneiros a ter um corpo técnico própria de peças. Então, pensando por esse lado e pensando nos contatos comerciais, a feira foi bem positiva”.  

KUBOTA
Rodrigo Otani, gerente de vendas da Argos, representante da Kubota no Brasil.
“Por ser o primeiro ano que estamos participando, eu acredito que a feira foi positiva, tivemos alguns resultados de vendas e isso foi bem interessante. Esperamos que o fechamento da feira seja ainda melhor e também esperamos estar presentes no próximo ano aqui na M&T Expo. No geral a feira foi positiva”. 

LAGUNA
Fabrício Pereira Fassina, diretor comercial da Laguna Pneus e Esteiras.
“Essa foi a nossa primeira participação em uma feira neste segmento e ficamos muito satisfeitos com a visita de muitos clientes, na maioria fora do estado de São Paulo, nos surpreendemos com muitos clientes do Sul, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Nordeste. Isso tudo está sendo bem positivo porque estamos conseguindo uma boa abrangência dos clientes que estão vindo nos visitar”. 

LEICA GEOSYSTEMS
Camila B. Gonçalves, Marketing & Communication 
“Pela primeira vez, participamos de uma feira voltada para esse setor porque estamos trabalhando com a linha Machine Control. Foi uma ótima oportunidade de divulgar nossa marca e receber em nosso estande um público qualificado, interessado em conhecer os produtos da Leica para esse segmento”.

LIEBHERR
Rafael Silva, supervisor de Marketing
“Nossa participação na feira foi positiva, com contatos realizados, principalmente, nas áreas de pós-venda de guindastes e de pós-venda de concreto. Mostramos para o mercado que a Liebherr oferece soluções completas para o cliente e, como isso, demos visibilidade para a marca em todos os setores que são importantes para o País”. 

LIUGONG
Tiago Eufrásio, gerente regional de Vendas
“Essa feira foi bem positiva. Uma feira onde conseguimos muitos contatos. Conseguimos, inclusive, realizar algumas vendas de equipamentos. Uma feira bem focada, com basicamente todos os visitantes não só aqueles que compram equipamentos, mas também os que estão relacionados com esse setor, que é de equipamentos, peças e serviços para a construção. Nesse sentido, foi bastante positivo”. 

LUBRAÇO
Bruno Saccomano, gerente de Vendas e Ramon Oliveira, vendedor
“A feira foi muito produtiva, com a realização de muitos contatos. O público visitante foi qualificado e temos a expectativa de que nossa participação na M&T Peças e Serviços gere novos negócios, contribuindo com um crescimento de até 30% em nossos negócios”.

MAVELTEC
Romano Rosa, diretor Geral
“Foi muito válida nossa participação no Salão da Tecnologia na M&T Peças e Serviços. Muitos clientes estavam interessados em conhecer as novidades da BEKA-LUBE, um sistema de lubrificação centralizado que já é muito usado no exterior”. 

MANITOWOC
Leandro Moura, gerente de Marketing para a América Latina
“A maior parte de nossos clientes que foram convidados vieram nos visitar na M&T Peças e Serviços. Com isso, conseguimos realizar um trabalho importante de relacionamento e apresentar novidades na área de serviços e em alguns componentes que são comercializados pela Crane Care. E, uma dessas novidades, o cabo sintético, foi uma das atrações de nosso estande”. 

NOVAK & GOUVEIA
Simone Gouveia, Marketing
“Bons clientes passaram por nosso estande na feira. O público foi qualificado e seletivo. Muitos de nossos clientes vieram nos visitar. O destaque de nosso estande foi a parceria com a Bosch Rexroth”.

ODEBRECHT
Rui Jordão, engenharia da Odebrecht Infraestrutura
“Foi uma experiência bem interessante e positiva participar do Salão da Tecnologia com as soluções oferecidas pela Odebrecht e pelos nossos parceiros. Estabelecemos novos contatos e estreitamos relacionamento com essas empresas parceiras. O que mais chamou a atenção, dentre todas as inovações apresentadas, foram os simuladores. O público visitante era formado por técnicos e empresários”. 

PALADIN
Carolina Rios Franchi, Analista de Marketing
 “A feira foi muito boa para a Paladin. Foi excelente. Nós estamos super satisfeitos. Recebemos aqui no estande, inclusive, o presidente mundial da Paladin, além de vários vice-presidentes da empresa. Ele também ficou extremamente satisfeito e muito entusiasmado com as possibilidades que a feira apresentou para a Paladin. Nós tivemos muitos contatos e fechamos muitas vendas. E por ser a primeira feira da qual a empresa participa no Brasil – só temos nove meses de atividade no Brasil – ela funcionou como um cartão de visita da empresa ao mercado brasileiro”

PALFINGER
Rodrigo Zilli, coordenador comercial do pós-venda
“Participamos da feira focando na parte dos nossos acessórios e tivemos na feira uma ótima oportunidade de observar várias empresas do ramo. Além disso, conseguimos observar o que o mercado tem de novidades no ramo. Tivemos também a oportunidade de conversar com alguns fornecedores de equipamentos e acessórios para nossas máquinas e, logicamente, o networking, isso porque tivemos a oportunidade de conversar com colegas de outras empresas e com os clientes que apareceram na feira, então foi uma feira válida e eu gostaria de participar da próxima”. 

PUTZMEISTER
Felipe Rix Hrdlicka, diretor de Suporte ao Cliente
“Considero nossa participação muito boa porque trouxemos novidades nessa área de pós-venda que chamaram a atenção dos visitantes. O público que passou em nosso estande era qualificado e diversificado. Além disso, a feira é uma oportunidade para estreitar relacionamento com nossos clientes e mostrar os investimentos que estamos realizando nesse setor, ressaltando, assim, sua importância”.

ROMANELLI
José Carlos Romanelli, diretor
“Para nós da Romanelli foi muito bom, principalmente pelo fato de que vimos diversos clientes que vieram procurar a Romanelli aqui no estande. Foi muito interessante nossa participação, pois tivemos também uma boa visitação de novos clientes. Com isso, conseguimos atingir outro perfil de cliente diferente daqueles que já nos conhecem. Tivemos ainda consultas desses novos clientes. Para nós foi realmente muito bom”.
 
SAGE OIL VAC
Carlos Tambellini, diretor Comercial
“Nossa participação na feira ultrapassou as expectativas, principalmente, porque trouxemos um produto inovador, que chamou muito a atenção dos profissionais. Com isso, a visitação em nosso estande foi boa, com a presença de decisores de compra¬.”

SANY
Carlos Amaral, supervisor de Vendas de Peças
“Sempre é positivo estar na feira porque você fica em evidência. Os potenciais clientes comparecem a Sany, alguns que comparecem conseguem obter mais informações sobre a empresa. No geral a feira sempre é bem-vinda”.

SCANIA
Humberto Tadeu Marin, gerente Executivo
“Vimos uma feira com novidades típicas, de forma diferente, que nós achamos muito interessante. Nós gostamos muito do jeito das exposições, do jeito do material exposto, achamos muito interessante o formato da feira. Vimos também na feira muitas pessoas efetivamente ligadas ao setor, então foi muito bom. Resumindo, foi muito interessante o perfil e a oportunidade proporcionada pela feira”. 

SCHWING-STETTER
Celso Pinheiro, gerente de Pós-Venda
“Nossa participação foi muito boa, com uma boa visitação, seja de clientes atuais como de novos contatos. Todos os clientes que vieram ao nosso estande ficaram impressionados, principalmente, pela realidade demonstrada por nosso simulador. Além disso, os treinamentos promovidos durante a feira foram um sucesso, preenchendo todas as 240 vagas”.

SOLINFTEC
George Víctor Diaz Calderin, gerente Comercial
“Nossa participação na feira foi interessante e produtiva. Os visitantes estavam realmente interessados no produto. O público era qualificado. Vai contribuir para os negócios da Solinftec”.

SSAB
Carla Lopes, gerente de Marketing
“Durante a feira, todas as pessoas que nós atendemos foram pessoas realmente interessadas e que podem trazer alguma vantagem ou alguma venda futuramente. A feira foi prejudicada por coisas externas, como a Copa do Mundo, greve no metrô e a chuva, porém os contatos realizados foram ótimos. A organização foi tranquila como sempre é na M&T, nós não tivemos nenhum problema. A organização está ótima”. 

TEM TRATORPEÇAS
Edson Lima, analista de Compras
“Pela primeira vez, participamos de uma feira para receber nossos clientes e expor nossos produtos e o feedback foi totalmente positivo. Conseguimos muitos novos contatos, com a participação média de mais de 100 visitantes por dia. A feira pode contribuir com as metas estipuladas de crescimento no ano. Nossa participação, certamente, foi acima do esperado”.

TEREX LATIN AMERICA
Alexandre Flatschart, gerente de Serviços
“A M&T Peças e Serviços foi uma oportunidade de mostrar nosso novo programa, chamado “Programa Minha Terex”, que teve uma excelente aceitação por parte dos visitantes e clientes. Recebemos um público variado em nosso estande, formado por profissionais de locadoras, construtora e entidades de classe. A grande maioria era da área técnica, relacionada ao pós-venda”.

TERRA
Guilherme Nurchis, diretor da Empretec, representante da Terra.
“É a primeira vez que estamos participando da feira, isso porque começamos a trabalhar com esse novo equipamento da Terra este ano. Eu acredito que a feira foi boa, porém ela reflete a atividade da indústria neste momento, onde a atividade industrial não está alta. Apesar disso os contatos que nós fizemos foram bem qualificados, nós não precisamos de 100 contatos, nós precisamos de dois contatos bons e nós tivemos alguns ótimos contatos que vão nos ajudar a avançar nas vendas desse equipamento”. 

TITAN PNEUS
Vagner Fernandes, líder de vendas OTR 
“Nossa participação teve como foco principal o desenvolvimento e o fortalecimento da marca Titan nos mercados de mineração e construção civil. Apresentamos o portfólio da linha fora de estrada, com destaque para os lançamentos 2014. Os clientes também tiveram a oportunidade de visualizar as soluções da ITM, fabricante de material rodante, e, assim, conhecer a força do grupo Titan no Brasil”.

ULTRACLEAN
Bruno Ract, gerente de Marketing
“Nossa participação foi boa e válida pela qualidade dos contatos, não só por parte dos visitantes, como também dos expositores, principalmente, os fabricantes de equipamentos. O público foi qualificado porque, ao visitar nosso estande, tivemos a oportunidade de demonstrar, pelo menos, três produtos. A feira pode contribuir para os negócios da empresa ao longo do ano”.

VOLVO CONSTRUCTION EQUIPMENT
Alessandro Pasa, coordenador de Desenvolvimento de Negócios de Pós-venda 
“Nós temos uma avaliação positiva. Nós viemos para feira para trazer nossa solução completa de pós-venda. E nós vimos que tem boa repercussão. Muita gente vem perguntar. Várias pessoas não sabiam de determinada área ou das nossas soluções: temos peças, temos filtros, temos uma solução em telemática e também em treinamento. Muita gente fica surpresa em ver que nós temos uma solução completa de pós-venda. Então nosso resultado de participação é bem positivo: muita gente interessada, muitos visitantes em nosso estande e estamos coletando bastante prospecto de vendas futuras. O resultado é muito proveitoso”. 

WOLF
Tiago Wolf, diretor Comercial
“Analisando a feira de forma geral, tivemos três contatos de clientes importantes que acabaram justificando nossa participação no evento. A maioria dos nossos clientes que falamos antes da feira já tinha planos de vir, o que significa que a feira teve um bom esquema de divulgação e de organização prévia”. 

XCMG
Rubens Azevedo, diretor para América Latina
“Olha, a feira para nós foi extremamente gratificante. Nós estávamos com um estande bom, receptivo, fechamos negócios de verdade aqui. A avaliação num todo é bastante positiva. Não tivemos muita daquelas visitas que são apenas especulativas. Houve gente procurando informação, apresentamos novos produtos, o centro de treinamento. Foi bastante interessante e muito proveitosa nossa participação na M&T Peças e Serviços”.

Serviço:
M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração 
Data: 3 a 6 de junho de 2014
Local: Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo/SP
Informações: http://www.mtps.org.br/