Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 02 de julho de 2014 por Mecânica de Comunicação

Qualificação profissional é essencial para superar desafios da mão de obra na construção

Wilson de Mello Jr., diretor de Certificação e Desenvolvimento Humano, ministrou palestra sobre Rigger e sua importância nos processos de içamento de cargas

O Instituto Para Promoção do Trabalho Empreendedor - Trabalho e Vida realizou na sexta-feira, dia 27 de junho nas instalações do Senac –Santo André, um seminário técnico direcionado à segurança e saúde do trabalhador da construção civil. Wilson de Mello Jr., diretor de Certificação e Desenvolvimento Humano da Sobratema, ministrou uma palestra sobre o Rigger e sua importância nos processos de içamento de cargas.

Em sua apresentação, Mello Jr. salientou a importância da indústria da construção que, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, é o quarto setor que mais gera empregos no País. “Por outro lado, o segmento é o terceiro maior gerador de acidentes do trabalho e o primeiro em número de óbitos”, acrescenta. 

De acordo com o diretor de Certificação e Desenvolvimento Humano, esses desafios serão superados e o quadro será modificado quando houver um esforço, que garanta que os treinamentos sejam, realmente, realizados por profissionais habilitados, com carga horária e conteúdo programático adequados à função. “Acima de tudo, é preciso que exista um processo de verificação deste aprendizado por um órgão independente, o que chamamos de certificação de terceira parte”, explica. 

Nesse sentido, a Sobratema, por meio de uma aliança estratégica com a Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, iniciou o processo de certificação desses profissionais com base na norma ISO 17024, que estabelece requisitos e metodologia de certificação de profissionais. Ainda no seminário, Mello Jr. apresentou o critério de formação do conselho e do Bureau de certificação.

Com apoio regional do Sintesp – Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo do ABC, o evento contou também com palestras sobre a NR18, segurança para trabalhos em altura, boas práticas de gestão em SST, pré-requisitos na locação e uso de equipamentos nas obras, procedimentos na locação, instalação e uso de gruas e SST e o projeto da cidade olímpica de Londres.