Publicado em 16 de setembro de 2014 por Mecânica de Comunicação
Revista M&T celebra 25 anos, acompanhando a evolução do mercado de equipamentos para construção e mineração
Edição de aniversário conta a trajetória bem-sucedida da publicação
Neste mês, a Revista M&T – Manutenção e Tecnologia comemora 25 anos de atividades. A publicação, editada pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, vem acompanhando, desde 1989, o desenvolvimento do mercado de equipamentos para a construção e mineração no Brasil.
A revista foi a primeira publicação especializada para o segmento e foi criada com o objetivo de pavimentar as ações de comunicação da entidade e, também, levar informação técnica e relevante e conhecimento tecnolóigico para os empresários, engenheiros e profissionais do setor. A edição inaugural contou com 24 páginas e 12 anunciantes. “Foi um programa pioneiro no sentido de intensificar o tripé conceito da Sobratema, que é o de troca de informações, conhecimento tecnológico e networking”, afirma Afonso Mamede, presidente da associação.
Por dezoito anos, a M&T teve sua circulação bimestral, passando a ser mensal, em 2007, a partir da edição 99. Além das edições regulares, ocasionalmente, a revista fornece ao mercado edições especiais.
Ao longo desses 25 anos, a revista passou por importantes evoluções editoriais e reformas gráficas. “Para acompanhar o desenvolvimento do mercado de equipamentos, a M&T instituiu novas seções e ampliou seu escopo de cobertura jornalística”, explica Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Sobratema e membro do Conselho Editorial da publicação.
Atualmente, conta com seções fixas, como A Era das Máquinas, Compactos & Ferramentas, Manutenção, Entrevista e Coluna do Yoshio, e reportagens abrangentes sobre os diversos assuntos relacionados ao setor, incluindo, locação, treinamento, diagnóstico, gestão, tecnologia, lançamento de produtos, mercado, entre outros.
Novidades
Neste mês, a revista lança sua 183º edição, com 120 páginas e um especial sobre a história da publicação, que contará com depoimentos de executivos do setor e detalhará a última pesquisa realizada com leitores, que contribuiu para a realização da última mudança gráfica e editorial.
Segundo Auler Neto, uma das novidades em decorrência do aniversário da revista é a digitalização de todas suas edições. “Por ser a primeira publicação do gênero, temos recebido muitas solicitações para disponibilizar o acervo completo, uma vez que ela consegue reunir a história do setor e, ao mesmo tempo, é uma referência para os profissionais que atuam na área”, explica. Essa digitalização já foi iniciada, com as 30 primeiras edições e estarão disponíveis para acesso ainda neste ano.
Outra novidade é a inclusão de uma nova seção sobre comércio exterior, com especialistas da área, que falarão sobre o mercado internacional, e a importância da exportação de máquinas. “É uma demanda do setor, uma vez que o Brasil tem ganhado uma importância crescente na área de equipamentos, com a entrada de novos players e fabricantes mundiais com interesse em atuar no país”, avalia Auler Neto.
Além da edição impressa e digital, a Revista M&T pode ser acessada por meio de tablets e smartphones. Cada edição circula com média de 13 mil exemplares, auditados pelo IVC – Instituto Verificar de Circulação.