Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 30 de setembro de 2014 por Mecânica de Comunicação

Executivos da Sobratema participam de ciclo de palestras do Instituto Mauá de Tecnologia

Atividade faz parte do empenho do Mauá e da Sobratema em aproximar as empresas da academia

Uma série de palestras foi proferida durante a semana passada por executivos da Sobratema no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul/SP. A convite da Coordenação do Curso de Engenharia de Produção da instituição de ensino, o vice-presidente da Sobratema, Silvimar Fernandes Reis e o consultor técnico da entidade, Norwil Veloso, falaram sobre Manutenção de equipamentos utilizados em construção e mineração, assim como sobre Gestão de Ativos, conceito que inclui a manutenção e que vem ganhando importância estratégica nas organizações. Ao todo, foram quatro palestras, divididas em dois dias e, na plateia, estavam cerca de 80 alunos do quarto e quinto anos do curso de Engenharia de Produção. 

Na avaliação de Reis, a iniciativa da Mauá é interessante para ambas as partes. “Considero muito importante essa união entre meio acadêmico e as empresas. Além de prover a necessidade delas por ter acesso aos futuros profissionais, do lado da faculdade é até uma questão social, pois o aluno passa a ter conhecimento do que o espera lá fora, em termos de carreira. O grande objetivo desse encontro é essa transferência de experiências: a prática, o dia a dia e o mundo das empresas, ao lado dos conceitos e do mundo acadêmico que eles vivenciam aqui na faculdade”, disse o vice-presidente da Sobratema ao fim de sua palestra.

O professor Eduardo Linzmayer, do curso de Engenharia de Produção, salientou que o propósito do evento é atualizar os alunos em termos de gestão de ativos e de manutenção de equipamentos móveis, além de conhecer melhor a atuação da Sobratema. “Nosso objetivo é manter contato com os autores de livros que são adotados aqui na escola, além de conhecer profundamente os vários aspectos da manutenção, da gestão de ativos, do desgaste de equipamentos e sua implicação na estratégia das empresas. Muitas vezes, a manutenção não é reconhecida como uma área estratégica, mas sim apenas operacional. Esse foi o principal ponto para convidar os dois especialistas”, observou Linzmayer. 

Além da importância destacada pelo professor da Mauá, Veloso acrescentou que, para a Sobratema, essa interação é fundamental. “Considero muito interessante essa maior aproximação com o meio universitário. Sempre defendemos isso. Nós falamos hoje aqui para futuros engenheiros e, para uma entidade profundamente ligada à engenharia como é o caso da Sobratema, isso é realmente muito importante. Para mim, foi um grande passo dado aqui hoje, uma vez que é sempre complicado fazer essa união entre empresas e universidade”, analisou Veloso. 

Se depender da disposição do professor Eduardo, a iniciativa de aproximar o Mauá e a Sobratema não deve parar por aqui. “Nossa ideia é que essa seja a primeira atividade. Que a partir dela tenhamos uma continuidade em 2015”, acrescentou. Essa, aliás, é a estratégia da instituição de ensino. De acordo com o professor Gilberto Freire, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Mauá, todos os anos são convidados engenheiros das empresas ligadas ao ramo de equipamentos. “Aqui na Mauá nós sempre tivemos como meta casar a teoria com o universo real das empresas. Nesse caso da disciplina de Projeto de Fábrica, sempre trazemos profissionais de fábrica e agora, com a Sobratema, enfocamos o sistema de manutenção, que é uma parte substancial da grade curricular do semestre. As palestras ajudam os alunos a entender a importância e o tamanho dos problemas que eles enfrentarão na prática e que nós apresentamos no plano teórico nas aulas”, concluiu Freire.