Publicado em 10 de outubro de 2014 por Mecânica de Comunicação
Estimular ações voltadas ao pós-venda e discutir as NRs são as principais ações definidas pelo Núcleo Jovem
Núcleo Jovem Sobratema é formado por executivos e profissionais de construtoras, mineradoras, fabricantes de equipamentos, locadores e distribuidores
Estimular melhores ações de pós-venda no mercado brasileiro de equipamentos por meio da criação de um processo de avaliação de fornecedores; discutir formas de contribuir com o conteúdo das NRs (Normas Regulamentadoras) aplicadas ao segmento de construção e mineração; formar um comitê permanente para debater questões ligadas à segurança nos dois segmentos; além de criar um grupo para tratar de temas específicos da área de bombeamento de concreto. Foram essas as principais conclusões da 4ª reunião do Núcleo Jovem da Sobratema, realizada no dia 3 de outubro na sede da Atlas Copco, em Barueri/SP.
O tema que dominou o encontro foi o dos problemas gerados nos segmentos de construção e mineração pelas inúmeras regras, muitas delas conflitantes entre si, contidas nas diversas normas regulamentadoras (NRs) que disciplinam as atividades dos dois segmentos. Em função da importância e da urgência de se discutir problemas dessa natureza, ficou acertado que ele merecerá atenção especial nos próximos encontros e nas atividades regulares do Núcleo Jovem da Sobratema. E as ações imediatas deverão envolver a busca, nas principais empresas do setor, dos especialistas que enfrentam, no seu dia a dia, os problemas relativos as NRs para debater soluções práticas. O tema também deve constar dos próximos encontros do Núcleo Jovem.
Formado este ano, o Núcleo reúne executivos e profissionais de construtoras, mineradoras, fabricantes de equipamentos, locadores e distribuidores de equipamentos. Seu principal objetivo é o desenvolvimento de lideranças, de maneira a contribuir com o crescimento das atividades dos setores da construção e da mineração. “Nós precisamos estimular as lideranças nos vários segmentos onde a Sobratema está presente. Hoje atuamos em segmentos importantes para o mercado de construção, mas temos um limite para o desenvolvimento das ações. Se tivermos novas lideranças será possível avançar e crescer mais”, afirmou Afonso Mamede, presidente da entidade.
Segundo ele, na medida em que forem surgindo novas lideranças, é preciso dar a elas retaguarda, as ferramentas e os meios para que possamos avançar como entidade nos vários segmentos. “Sem liderança não é possível. É importante, nesse aspecto, agregar cada vez mais colaboradores a esse Núcleo Jovem para somar às nossas ações, de forma que possamos agregar valor à nossa atuação”, completou Mamede. Ele salientou ainda que é importante o estímulo a chegada de gente nova para continuar o trabalho da entidade. Houve um consenso entre os participantes de que é necessário estabelecer metas concretas e bandeiras fortes, com focos práticos bem definidos. Todos entendem que isso mobiliza e ajuda a atrair novas lideranças para o grupo, fortalecendo o trabalho.
Nesse sentido, o quarto encontro do Núcleo de Jovens demonstrou que o grupo está no caminho certo, pois foram apresentados três novos integrantes do Núcleo: David Rodrigues (Makro Engenharia), Ricardo Pagliarini Zurita (Liebherr) e Thomás M. Spana (John Deere). Logo após o anúncio dos novos integrantes, Carlos Frateschi e Fernando Groba Porto, respectivamente, presidente e Gerente de Negócios da Divisão de Energia Portátil da Atlas Copco, a anfitriã do encontro, fizeram uma breve apresentação das atividades da empresa.
Na sequência, Rodrigo Konda, coordenador do Núcleo Jovem, e Bruno Marques, da área de Marketing da Sobratema fizeram uma apresentação das ações que já estão sendo adotadas pelo grupo, assim como detalharam a estruturação de um processo de avaliação de pós-venda. Tal avaliação será feita em relação a cinco categorias: escavação de terra e rocha, movimentação de carga e pessoas, concretagem, pavimentação e equipamentos industriais. Cada uma delas será analisada segundo os quesitos de qualidade de atendimento de campo, assim como no âmbito de serviços e peças de reposição. O foco é estimular o aprimoramento do atendimento prestado pelos fabricantes de equipamentos aos usuários dos segmentos de construção e mineração.
Além de Konda e Marques, atualmente o grupo conta ainda com os seguintes integrantes: Alisson Daniel (Escad), Carlos Di Martino (Manitowoc), Felipe Cavalieri (BMC), Francisco Neto (Queiroz Galvão), Guilherme Guimarães (Andrade Gutierrez), Igor Boff (I.V. Guindastes), João Giatti (Caterpillar), Jonny Altstadt Junior (Terratest), Luis Filipe Mamede (HLT), Luiz Gustavo Pereira (Tracbel), Luiz Polachini (Schwing Stetter), Pedro Bianchi (Camargo Corrêa), Ricardo Pendek (Atlas Copco), Roberto Carvalho (Triunfo), Romiyoshi Sasaki (Grupo Base) e Vinícius Marques (Razac).