Publicado em 17 de dezembro de 2014 por Mecânica de Comunicação
Núcleo Jovem vai desenvolver novos grupos de trabalho
Objetivo é contribuir para o desenvolvimento dos setores da construção e mineração no Brasil
Após a criação do Grupo de Trabalho para debater as normas regulamentadoras, o Núcleo Jovem da Sobratema definiu o desenvolvimento de um novo grupo de trabalho para tratar de assuntos específicos relacionados à área de bombeamento de concreto. A decisão foi firmada durante a reunião promovida no dia 5 de dezembro, na filial da Tracbel, na cidade de Sumaré, interior de São Paulo.
De acordo com Rodrigo Konda, coordenador do Núcleo Jovem, a ideia foi proposta por um dos membros do grupo, Luiz Polachini, da Schwing Stetter, que informou os desafios enfrentados pelas empresas que atuam nesse segmento por não haver normas regulamentadoras e normativas de trabalho direcionadas para o setor. “Nosso trabalho é sugerir ações que contribuam para a evolução da construção e mineração, mesmo que, em um primeiro momento, seja uma atividade voltada para uma área específica. Mas, no caso do GT, seus resultados alcançarão toda a cadeia produtiva”, explica.
Segundo Polachini, o objetivo do grupo de trabalho de Bombeamento de Concreto é sugerir uma normatização para o serviço, independentemente de qual segmento ele é utilizado, como nas construtoras, concreteiras independentes e cimenteiras. “Atualmente, não existe uma padronização para o setor. No caso da operação, não é possível definir, por exemplo, o horário de entrada e saída da bomba de concreto, ou uma definição a respeito da quantidade de acessórios dependendo do tipo de obra”, ressalta. “Por isso, nossa proposta é criar um padrão de trabalho para proporcionar, acima de tudo, mais produtividade e melhor performance do equipamento, além de melhorar a operação, a manutenção de serviços e, principalmente, a segurança de trabalho”, acrescenta.
Para participar do grupo de trabalho, sob a coordenação de Polachini, serão convidados os usuários de bombas de concreto, ou seja, profissionais de construtoras, cimenteiras, concreteiras independentes e prestadores de serviço, que são os locadores do equipamento. Além do GT de Bombeamento de Concreto, o Núcleo Jovem também propôs um novo grupo relacionado à segurança e operação de equipamentos, que contará com a coordenação do Alisson Daniel, da Escad. O tema constará na agenda dos próximos encontros do grupo.
A abertura dos trabalhos teve início com uma breve apresentação sobre a Tracbel, anfitriã da reunião, proferida por seu CEO, Luiz Gustavo Pereira. Bruno Marques, da área de Marketing da Sobratema, mostrou ainda as ações que já estão sendo adotadas pelo Núcleo, como a publicação de uma newsletter com matérias sobre a manutenção de equipamentos, e detalhou a pesquisa de avaliação sobre os serviços de pós-venda. O objetivo dessa ação é estimular o aprimoramento do atendimento prestado pelos fabricantes de equipamentos aos usuários dos segmentos de construção e mineração.
Além de Daniel, Konda, Marques, Pereira e Polachini, o Núcleo Jovem da Sobratema é formado por Carlos Di Martino (Manitowoc), David Rodrigues (Makro Engenharia), Felipe Cavalieri (BMC), Francisco Neto (Queiroz Galvão), Guilherme Guimarães (Andrade Gutierrez), Igor Boff (I.V. Guindastes), João Giatti (Caterpillar), Jonny Altstadt Junior (Terratest), Luis Filipe Mamede (HLT), Pedro Bianchi (Camargo Corrêa), Ricardo Pagliarini Zurita (Liebherr), Ricardo Pendek (Atlas Copco), Roberto Carvalho (Triunfo), Romiyoshi Sasaki (Grupo Base), Thomás M. Spana (John Deere) e Vinícius Marques (Razac).