Publicado em 01 de dezembro de 2014 por Mecânica de Comunicação
Sobratema promove evento estratégico Tendências no Mercado da Construção
Palestras mostraram as perspectivas para os próximos cinco anos nas áreas de infraestrutura e de equipamentos para construção
No dia 12 de novembro, a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração promoveu o evento estratégico Tendências no Mercado da Construção, com cerca de 450 inscritos e um público formado, em sua maioria, por presidentes, diretores, gerentes e empresários de construtoras, mineradoras, fabricantes, locadores, distribuidores de máquinas pesadas, profissionais de instituições financeiras, e representantes de entidades setoriais.
Um dos objetivos do evento foi apresentar informações inéditas sobre as áreas de infraestrutura e de equipamentos para construção e mineração. Para isso, foram convidados quatro especialistas, que proferiram apresentações sobre os temas propostos. O consultor Brian Nicholson mostrou um panorama do mercado de máquinas em 2014 e 2015 e fez análises sobre as projeções de vendas de equipamentos para este ano e o próximo ano.
Na sequência, o professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e diretor da Insight Consultoria Econômica, Rubens Sawaya, realizou uma avaliação da conjuntura econômica atual, os fatores que impactam o segmento de equipamentos para construção e as tendências no segmento para os próximos cinco anos. Ele apresentou, ainda, uma projeção da população de máquinas bem como as estimativas de vendas até 2019. Essas duas apresentações têm como base o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, que foi lançado durante o evento Tendências no Mercado da Construção.
A terceira apresentação ficou a cargo do engenheiro e consultor Norwil Veloso, que mostrou as novidades do Guia Sobratema de Equipamentos 2014/2016, considerado uma referência por profissionais do setor, ao reunir e compilar informações e especificações técnicas de máquinas nacionais e importadas disponíveis no País. A nova edição conta com mais de 1500 equipamentos, distribuídos em mais de 30 famílias e quase 100 marcas.
Ministrada pelo vice-presidente da Sobratema, Mario Humberto Marques, a palestra final trouxe dados inéditos da pesquisa Principais Investimentos em Infraestrutura no Brasil até 2019, que foi lançada durante o evento. De acordo com o levantamento, estão previstos aportes financeiros públicos e privados da ordem de R$ 1,17 trilhão para atender 6068 obras em andamento, projeto ou intenção, em oito setores da economia – óleo e gás, transporte, energia, saneamento, indústria, infraestrutura de habitação, infraestrutura esportiva e outros. Marques ainda analisou de maneira mais abrangente os investimentos em andamento no período 2014-2019, na ordem de R$ 458,9 bilhões, por segmento da economia. A abertura do Tendências no Mercado da Construção foi proferida por Afonso Mamede, presidente da Sobratema.
Além das informações inéditas apresentada, o evento da Sobratema ainda promoveu o fortalecimento de toda a cadeia produtiva e proporcionou um ambiente de relacionamento para os empresários do setor.