Publicado em 23 de fevereiro de 2015 por Mecânica de Comunicação
Realização da M&T EXPO 2015 cria expectativas otimistas no mercado de equipamentos para construção e mineração
Com mais de 95% de área vendida, maior feira do setor na América Latina comemorará seus 20 anos de trajetória bem-sucedida
De 9 a 13 de junho, a cadeia de equipamentos para construção e mineração estará reunida no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, nova denominação do Centro de Exposições Imigrantes, para conhecer lançamentos e antecipar tendências em tecnologias que estarão nas máquinas nos próximos anos. Nesse período, acontecerá a M&T EXPO 2015 – 9ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e 7ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Mineração, maior evento de negócios do setor na América Latina.
Segundo a direção da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, organizadora e promotora da M&T EXPO 2015, a feira já está com mais de 95% de área vendida e os principais fabricantes já confirmaram sua participação. A expectativa é contar, em uma área de 110 mil m², com mais de 500 expositores nacionais e internacionais, e receber cerca de 54 mil visitantes, vindos de todo o território nacional e do exterior.
Para isso, os expositores preparam uma diversidade de lançamentos. “Há 20 anos, a M&T EXPO é um grande palco de lançamentos e novidades. Já é certo que, em seu ano de realização, os fabricantes aguardam para apresentar seus melhores desenvolvimentos, avanços e as novas tecnologias empregadas, tendo como garantia a visibilidade de um público qualificado. E a New Holland Construction fará isso, com lançamento de produto durante a feira”, revela Nicola D'Arpino, vice-presidente da New Holland Construction para a América Latina.
A Terex Latin America também pretende levar lançamentos para os segmentos de plataformas aéreas, guindastes e utilities (Cestos Aéreos). “A M&T EXPO é uma grande vitrine para todos os fabricantes, nela poderemos mostrar todos os investimentos e novidades da empresa. Como a feira acontece na metade do ano, com certeza ela será um bom meio para medir as atividades realizadas em comparação com as planejadas para 2015”, destaca François Jourdan, presidente da empresa.
Richard Klemens Stroebele, diretor-superintendente da Liebherr, avalia também que a M&T EXPO é o local apropriado para analisar as expectativas para o segundo semestre e início de 2016, uma vez que a feira reúne, em um único local, os maiores players do mercado de equipamentos e seus clientes. “É uma oportunidade de conversar com o mercado e coletar informações sobre o setor e, também sobre nossos equipamentos”, afirma. A empresa pretende lançar uma nova escavadeira que irá complementar o portfólio de escavadeiras sobre esteiras da Liebherr.
A Metso pretende apresentar sua nova linha de Lokotracks série 1.000, os novos britadores cônicos da série HP e soluções de automação para o setor de agregados e construção na M&T EXPO 2015. “A feira nos dará a oportunidade de conversar com pessoas do setor de agregados e construção, especialmente profissionais qualificados dentro desse segmento”, Dionísio Covolo, diretor de Vendas de Equipamentos – Agregados da empresa.
Ambiente de negócios
Outra característica da M&T EXPO 2015 é proporcionar um ambiente para a realização de negócios. “A feira é um impulsionador e, muitas vezes, um novo fator decisório para que muitos clientes renovem e/ou ampliem seu parque de equipamentos, pelo fato de estar conferindo, em primeira mão, as grandes novidades do setor”, explica Luiz Marcelo Tegon, diretor-presidente Comercial da Ciber Equipamentos Rodoviários, empresa membro do Grupo Wirtgen. “Esperamos que os negócios e sobretudo projetos e obras até a realização do evento estejam novamente aquecidos no Brasil, que clientes estejam com muitas obras por realizar e mais confiantes numa economia constante e crescente, o que, aliado a realização da da M&T EXPO, será um momento importante para fomentar ainda mais os negócios”, acrescenta.
Na opinião de Eduardo Nunes, diretor comercial da Bomag Marini, a M&T EXPO se consolidou como a principal feira da América Latina na apresentação de novas tecnologias que podem mudar o patamar de produtividade do setor de construção. “Acreditamos em uma recuperação de cenário do setor para o 2º semestre e a M&T Expo sempre é um marco de novas oportunidades”, diz. Para esta edição da feira, a empresa irá lançar dois novos equipamentos de alta produtividade ao mercado na área de reciclagem/estabilização de solos.
Já a Atlas Copco exporá vários modelos da sua área de construção, incluindo os equipamentos Dynapac da linha de construção de estradas como os compactadores de solos e asfalto e pavimentadoras. “Para esta edição, esperamos atingir e quem sabe superar ainda mais a visibilidade que tivemos nas feiras anteriores. Esperamos que novos negócios se tornem possíveis a partir da visitação ao nosso estande”, conta Luiz Lemos, gerente de Negócios DYNAPAC.
Segundo Mario Solis Coradini, presidente CEO da Lintec-Ixon, a M&T EXPO atrai um enorme número de clientes em busca de novidades e contatos com os fabricantes. Propicia realizações de negócios, pois influencia a decisão de compra tanto no período da feira como nos meses subsequentes. “Por ser tradicional e com bastante visibilidade, nossa participação é estratégica, pois poderemos mostrar nossos equipamentos e também ter um contato mais próximo com uma vasta gama de clientes”.
Para Marcio Cardoso, vice-presidente de vendas e pós-vendas da JLG Industries - América do Sul, a M&T EXPO reúne milhares de profissionais da indústria da construção e mineração, oferecendo, assim, uma oportunidade para a empresa continuar fortalecendo e crescendo as relações comerciais com seus clientes. Um dos destaques da JLG na feira serão os manipuladores telescópicos.
Vinte anos de história
A M&T EXPO 2015 marca uma comemoração histórica: os 20 anos de trajetória bem-sucedida da feira. A edição inaugural, promovida entre 16 e 20 de setembro de 1995, na Bienal do Ibirapuera (SP), em São Paulo, foi um marco importante para o segmento de equipamentos porque, até então, não havia um evento deste porte nessa área e as empresas do setor precisavam expor em eventos de outros segmentos para mostrar seus produtos, dar mais visibilidade a suas marcas e fazer negócios.
Na segunda edição, realizada em 1997, veio a constatação do sucesso da feira, quando ela se tornou maior do que o espaço da Bienal do Ibirapuera. Assim, o evento mudou-se para o Expo Center Norte e contou com o apoio de diversas entidades e instituições governamentais, como o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Seguindo sua trajetória de crescimento, na terceira edição, em 1999, houve uma nova mudança no local de sua realização, passando para o Centro de Exposições Imigrantes. Em 2006, a feira passou a ser trienal, alinhando-se com a tendência mundial de grandes eventos do setor. Por fim, na última e oitava edição, realizada em 2012, alcançou números recordes, com 1.042 marcas e cerca de 3.500 equipamentos apresentados por 494 expositores, nacionais e internacionais, e público qualificado de 54.597 profissionais do Brasil e do exterior.
Congresso
Vitrine de lançamentos e tecnologia, a M&T EXPO também será palco de debates sobre os principais temas que norteiam o setor. O M&T EXPO Congresso será realizado de 10 a 12 de junho, e contará com uma programação abrangente, com a realização de seminários e eventos especiais, como por exemplo, o 2º Summit Internacional de Excelência Operacional & Lean Construction, promovido pelo IOPEX – Institute for Operational Excellence Brasil e a Sobratema, o III Congresso Nacional de Valorização do Rental, realizado pela Analoc - Associação Brasileira dos Sindicatos, Associações e Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas, e o 6º ENAMMIN – Encontro Nacional da Pequena e Média Mineração, organizado pela Signus Editora, e o Curso Pré-fabricados de Concreto – Uma abordagem completa da fábrica aos canteiros de obras, coordenado pela Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto.
Para Roque Reis, vice-presidente da Case Construction Equipment para a América Latina, a M&T EXPO ajuda a divulgar as tecnologias existentes e os novos produtos. “Além disso, é o palco de palestras onde se tratam os principais fatores que influenciam nosso negócio, principalmente no tocante às necessidades de infraestrutura no País, chamando a atenção da sociedade para a necessidade de seriedade nos investimentos nessa área”, ressalta.
Destinado a executivos, empresários, engenheiros, técnicos e profissionais dos principais fabricantes, distribuidores e locadores de equipamentos, construtoras, mineradoras e pedreiras, e de representantes de entidades setoriais e órgãos governamentais, o evento terá ainda seminários promovidos por entidades setoriais, como, por exemplo, Tecnologia em Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração, da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, e Nova Legislação sobre Amarração de Cargas Rodoviárias, do Sindipesa - Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais, e por empresas expositoras, como o Grupo OilCheck, JLG, John Deere e Solinftec. A Sobratema ainda promoverá mais dois seminários, um que ficará a cargo do Instituto Opus e outro sobre Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção.
A programação completa, inscrições e informações sobre o M&T EXPO Congresso podem ser obtidas em http://www.mtexpocongresso.com.br/.