Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 12 de março de 2015 por Mecânica de Comunicação

Sobratema Workshop: Canteiro de obras pode aumentar produtividade com gestão integrada por processo

Jevandro Barros, do IOPEX Brasil, abordará excelência operacional e lean construction, trazendo casos de sucesso do Brasil e do exterior

No dia 8 de abril, o Sobratema Workshop 2015 debaterá o tema “Produtividade – Os Grandes Desafios da Construção”. A primeira palestra será ministrada por Jevandro Barros, diretor geral do IOPEX Brasil – Institute for Operational Excellence que levará exemplos práticos de projetos de excelência operacional no Brasil e no exterior, com o intuito de mostrar o que pode ser feito para aumento da produtividade e previsibilidade das frentes de serviço em uma obra e apresentar alguns dos principais entraves para o aumento da performance em função dos diferentes modelos de negócios adotados no país.

De acordo com Barros, a maioria das construtoras do Brasil trabalha e contrata um elevado número de mão de obra de terceiros para a realização de cada uma das principais frentes de serviço. Assim, a produtividade acaba por depender desses terceiros. “Esse é um enorme desafio. Empresas que trabalham com obras industriais, prediais, entre outras, têm sofrido muito por esse motivo. Como ampliar a produtividade se a mão de obra pertence a terceiros e os contratos são estabelecidos por empreitada? Mas é possível melhorar a performance dos projetos através do que denominamos ©Ciclo GPPC: Gestão Integrada por Processo, Pull Planning ou Planejamento Puxado, Programação do Takt (ritmo de produção) e do Controle da Rotina dos subempreiteiros”, explica.

Para ele, o Brasil tem um grande potencial para evoluir em temas como produtividade e previsibilidade nas obras, mas ainda precisa melhorar também em questões como qualidade e prazo de entrega de projetos executivos, logística de canteiro, planejamento e eliminação de desperdícios. “Nossas políticas internas do país, bem como nossos modelos contratuais e a sistemática de atuação das empresas, seja através de consórcios ou mesmo quando o contrato é 100% privado, não nos ajuda muito quando se trata do tema Produtividade. O Brasil necessita focar em parcerias, principalmente aquelas ligadas ao desenvolvimento, análise crítica e entrega de projetos, pois este ainda é um dos principais problemas na maioria das obras onde atuamos”, ressalta Barros. O assunto parcerias (Partner Management) tem sido amplamente discutido no exterior, principalmente nos Estados Unidos e Alemanha, para o aumento da performance nas obras. 

“O ©Ciclo GPPC tem se mostrado uma metodologia bastante abrangente e eficiente nas obras, pois envolve desde o estabelecimento do modelo de gestão que deve ser implementado no início, desdobramento dos indicadores e rotinas de gestão, até a estruturação do projeto por processo, planejamento puxado de restrições e controle da rotina operacional das frentes de serviço”, conta Barros. “Com ele conseguimos, entre outras coisas, fazer com que o modelo tradicional de gestão por departamento, seja alterado por um modelo de gestão de projetos por processo, onde a produção é o cliente final para todos os stakeholders/envolvidos. Trabalhar dessa maneira permite ver a obra como um todo. Isso faz com que as entradas e saídas de cada etapa dos processos possam ser estruturadas e implementadas rapidamente, desde a mobilização da obra, e as restrições de cada um deles possam ser gerenciadas e eliminadas com muito mais antecedência e eficácia”, destaca Barros, que recomenda ainda que “as empresas enxerguem os processos de maneira integrada e desenvolvam alternativas para a gestão de suas restrições”. 

Além de Jevandro Barros, a programação do Sobratema Workshop contará também com as apresentações de Hugo Marques da Rosa, presidente da Método Engenharia, que mostrará casos reais de processos e métodos construtivos que alcançaram maior produtividade em obras, de Marcos Schmidt, gerente de Produto da Divisão Construção da Atlas Copco Brasil, que falará sobre as tecnologias em equipamentos para uso nas frentes de obra e na industrialização dos canteiros, e de Rüdiger Leutz, diretor geral da Porsche Consulting, que ressaltará a importância da qualificação profissional na construção e seus impactos na produtividade. O evento é destinado a empresários, gestores, engenheiros, profissionais e especialistas de construtoras e fornecedores da cadeia da construção.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas em http://www.sobratemaworkshop.com.br/.