Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 17 de março de 2015 por Mecânica de Comunicação

Sobratema Workshop: Tecnologia e inovação trazem aumento de produtividade no canteiro de obras

Hugo Marques da Rosa, da Método Engenharia, apresentará casos reais de aumento de produtividade com adoção de inovação e tecnologia

Entre 2007 e 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil cresceu 1,8 vezes mais do que o PIB nacional. Esse forte crescimento foi ocasionado pelo grande volume de obras em todo o país, pela alta da economia nacional e pelos programas para facilitar a adoção de moradias pela população. 

Para Hugo Marques da Rosa, presidente da Método Engenharia, atualmente, o grande desafio do segmento é manter as taxas de rentabilidade, em um cenário com menos obras e constante pressão para a redução de custos. “E a única solução é focar no aumento de produtividade”, avalia. “Um bom exemplo disso, é o fato de um trabalhador brasileiro gerar, em média,  um quinto da riqueza gerada pelo americano. Enquanto em nosso país, dois funcionários constroem 17 m² por dia no sistema de alvenaria (altamente artesanal), nos Estados Unidos dois funcionários produzem até 50 m² no mesmo período, utilizando materiais industrializados”, acrescenta.
 
A industrialização é um caminho para aumentar a produtividade na construção brasileira. Mas, de acordo com Rosa, há ainda algumas barreiras a serem vencidas, em especial, a cultural e os valores de investimento, para que essa alternativa cresça. “Comparar os custos da tecnologia convencional com a tecnologia inovadora não levará a conta alguma. Isso porque se deve mensurar não somente os custos envolvidos diretamente, mas também os benefícios decorrentes de todo o ciclo de vida do empreendimento, o que envolve ganhos de produtividade, com consequente redução nos custos indiretos, entre outros”, explica. “A forma mais adequada para elevar o nível da industrialização na construção é a realização de estudos de viabilidade, de forma séria, que possibilite a visão do todo e a tomada de decisão com a máxima segurança possível, minimizando riscos”, complementa.

O presidente da Método Engenharia, que participará do Sobratema Workshop 2015, diz ainda que há outra questão a se considerar que é o fato dos aumentos salariais não serem acompanhados pela elevação da produtividade. “Com isso, as margens das empresas são corroídas, gerando menos lucro, menos competitividade e menos capacidade para investir”, pondera.

Nesse sentido, Rosa analisa que o aumento da produtividade no setor da construção civil brasileira depende de ações abrangentes, que englobem todo o ciclo de vida do empreendimento, envolvendo toda a cadeia de valor, como por exemplo, a necessidade de planejamento da execução dos empreendimentos, processos estruturados, gestão de projetos e a utilização de softwares de modelagem 3D; a implantação de métodos de gestão baseados na redução de desperdícios, como o Lean Construction, métodos de gestão de materiais integrados e automatizados; o aumento da mecanização dos canteiros de obras e maior taxa de utilização dos equipamentos; a adoção de tecnologias aplicadas e métodos construtivos mais eficientes; ações de capacitação de mão de obra e retenção de profissionais e o foco na melhoria de projetos (concepção, compatibilização e “as built”). “Atualmente, softwares de modelagem 3D, como por exemplo o  BIM – Building Information Modeling, concebem o projeto em 3D, realizando a compatibilização de projetos, além da análise de custos e avanço de cronograma”, ressalta.

A Método Engenharia, por exemplo, vem adotando novas tecnologias construtivas, e conceitos que permitem automatizar processos, otimizar recursos e, consequentemente, aumentando a produtividade. Entre os exemplos dados por Rosa estão: a introdução na década de 90 do conceito de construção a seco e “Off Site Construction”, transformando canteiro de obras em linhas de montagem e elevando o nível de qualidade e produtividade na obra, e o programa de capacitação em tecnologia e gestão da produção, um curso de extensão desenvolvido em parceria com a NGI Consultoria, FDTE e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, para preparar seus profissionais para garantir a excelência operacional na execução das obras. 
 
A inovação na construção para aumento de produtivididade será detalhada por Rosa no Sobratema Workshop 2015, no dia 8 de abril, cujo tema central é “Produtividade – Os Grandes Desafios da Construção”. O evento é destinado a empresários, gestores, engenheiros, profissionais e especialistas de construtoras e fornecedores da cadeia da construção.

A programação contará também com as apresentações de Jevandro Barros, diretor geral do IOPEX Brasil – Instituto for Operational Excellence, que tratará de Lean Construction e excelência operacional, Marcos Schmidt, Gerente de Produto da Divisão Construção da Atlas Copco Brasil, que falará sobre as tecnologias em equipamentos para uso nas frentes de obra e na industrialização dos canteiros, e de Rüdiger Leutz, diretor geral da Porsche Consulting, que ressaltará a importância da qualificação profissional na construção e seus impactos na produtividade. 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas em http://www.sobratemaworkshop.com.br/.