Publicado em 31 de março de 2015 por Mecânica de Comunicação
Sobratema Workshop: Mão de obra qualificada é fundamental para manter a produtividade elevada na construção
Rüdiger Leutz, do Porsche Consulting Brasil, mostrará que a construção pode elevar o nível de capacitação de seus profissionais com treinamento e integração de equipes
O segmento da construção vem investindo para melhorar a qualificação da mão de obra de seus profissionais, por meio de treinamento, cursos de especialização e processos de certificação, com o intuito de elevar a qualidade, a segurança e a produtividade nos canteiros em todo o País.
No entanto, há ainda muito a ser feito. Segundo Rüdiger Leutz, diretor geral da Porsche Consulting Brasil, em relação a outras áreas de negócios, como a indústria automobilística, o nível de qualificação da mão de obra na construção pode avançar. “No Brasil, ainda temos funcionários nas obras com pouca ou sem formação escolar e, em algumas situações, com pouca ou sem experiência. Isso acarreta em dificuldade das construtoras e consórcios de projetos para encontrar profissionais qualificados na execução de trabalhos específicos”, explica.
Para ele, existem pontos que podem ser melhorados para elevar essa qualificação, sendo o primeiro o forte investimento para elevar o nível da educação básica no país, o segundo o apoio da indústria da construção – entidades setoriais e empresas – aos programas de qualificação e educação para jovens com interesse em atuar no setor. “Isso significa um programa de qualificação com vários níveis, desde funções como pedreiro profissional até o engenheiro ou gerente de projeto de grande porte”, afirma Leutz, que relaciona mais um fator, o investimento das companhias nas pessoas. “Melhoria contínua e excelência operacional devem ser um padrão para todas as obras e todos os projetos. E esse tipo de recurso financeiro tem como vantagens a redução da flutuação das pessoas e um aumento da qualidade na execução”.
A capacitação profissional também apresenta um benefício importante para as construtoras: a produtividade. “Atualmente, temos muitas máquinas nas obras, que precisam de profissionais especializados para operá-las de forma produtiva e eficiente. Por isso, a mão de obra qualificada é fundamental para implementar e manter uma produtividade elevada”, avalia Leutz, que participará do Sobratema Workshop. Na Alemanha, por exemplo, a construtora responsável por desenvolver a famosa "Autobahn", conseguiu aumentar sua produtividade em 66%, ao sincronizar os processos e treinar os funcionários. “Atualmente, ela consegue construir 66% mais estrada com os mesmo número de funcionários e com o mesmo número de máquinas”, conta.
De acordo com Leutz, isso mostra a importância de implementar indicadores de processo e monitoramento no cotidiano dos projetos. “Esse entendimento de processo é fundamental em todos os níveis de uma obra. Se cada pessoa focar apenas em sua área, tentando atingir as suas metas sem entender o processo completo, o resultado será atrasos, estoques, falhas de qualidade, ou seja, desperdício”.
Leutz detalhará informações sobre qualificação profissional na construção durante o Sobratema Workshop 2015, que será promovido no dia 8 de abril, em São Paulo, e apresentará diferentes aspectos sobre o tema central, “Produtividade – Os Grandes Desafios da Construção”. O evento é destinado a empresários, gestores, engenheiros, profissionais e especialistas de construtoras e fornecedores da cadeia da construção.
A programação do Sobratema Workshop contará ainda com as palestras de Jevandro Barros, diretor geral do IOPEX Brasil – Institute for Operational Excellence, que tratará de Lean Construction e excelência operacional, de Hugo Marques da Rosa, presidente da Método Engenharia, que mostrará casos reais de processos e métodos construtivos que alcançaram maior produtividade em obras, e de Marcos Schmidt, Gerente de Produto da Divisão Construção da Atlas Copco Brasil, falará sobre as tecnologias em equipamentos para uso nas frentes de obra e na industrialização dos canteiros.