Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 16 de março de 2015

Notícias de Mineração Brasil - Mercado de equipamentos terá retomada no 2º semestre, diz vice-presidente da Sobratema

Mercado de equipamentos terá retomada no 2º semestre, diz vice-presidente da Sobratema
 
O vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), Paulo Oscar Auler Neto, disse que o mercado de equipamentos não terá um 2015 fácil, mas prevê uma retomada no segundo semestre. Segundo Neto, o mercado iniciou este ano com desafios devido à “retração ocorrida no final de 2014 durante o período eleitoral e também em função da inércia natural de um novo ciclo do governo”.
 
“Temos vários projetos que necessitam ser retomados no segmento da infraestrutura, como por exemplo geração de energia, transportes, abastecimento e distribuição de águas, entre outros. Espero que a recuperação da credibilidade do governo trará de volta os investidores e a reativação da economia, com impacto positivo direto no setor da construção e na indústria de equipamentos”, disse o executivo, que também é superintendente de Aquisição de Equipamentos da Oderbrecht.

O mercado de equipamentos tem enfrentado um cenário desafiador, com Caterpillar e Joy Global, duas das maiores fabricantes de equipamentos para o setor de mineração, registrando baixa nas vendas no último relatório trimestral.

Nos resultados do quarto trimestre de 2014, a Caterpillar registrou receita de US$ 2,385 bilhões com o setor de mineração, uma baixa de 10% sobre o ano anterior. A Joy, que fabrica equipamentos exclusivamente para mineração, registrou receita com vendas de US$ 704 milhões no primeiro trimestre do ano fiscal 2015, que vai de novembro a janeiro, uma queda de 16% em relação ao primeiro trimestre do ano fiscal 2014.

Neto concedeu entrevista à organização da M&T Expo – Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e Mineração. A edição de 2015 do evento será realizada de 9 a 13 de junho em São Paulo (SP). O vice-presidente da Sobratema, que é uma das realizadoras do evento, disse que a feira será realizada em um momento oportuno, quando o mercado tende a iniciar um período de recuperação.

“Temos uma grande expectativa para o segundo semestre deste ano e a M&T Expo ocorrerá justamente neste momento. Tivemos uma situação semelhante em 2009, com o mercado desaquecido e turbulento, e a virada ocorreu durante a feira, onde inúmeros negócios foram fechados, sendo relembrada ainda hoje, como sendo um marco no mercado de equipamentos”, afirmou.

O superintendente de Aquisições de Equipamentos da Oderbrecht também disse que espera ver novas tecnologias em equipamentos de movimentação de cargas e terraplenagem na M&T Expo deste ano. “Busco também soluções que possam nos trazer melhorias de produtividade, redução de custos e principalmente segurança dos operadores e do entorno”, disse Neto.

A edição de 2015 da M&T Expo tem mais de 95% de área vendida, com os principais fabricantes confirmados. A estimativa da organização é de 500 expositores nacionais e internacionais e cerca de 54 mil visitantes, incluindo brasileiros e estrangeiros.

A M&T Expo 2015 também contará com um congresso, a ser realizado de 10 a 12 de junho, com programação composta por seminários e eventos especiais. O M&T Expo Congresso é destinado a executivos, empresários, engenheiros, técnicos e profissionais dos principais fabricantes, distribuidores e locadores de equipamentos, construtoras, mineradoras e pedreiras, e de representantes de entidades setoriais e órgãos governamentais.
 
 
Paulo Oscar Auler Neto. Crédito: M&T Expo 2015