Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 02 de junho de 2015 por Mecânica de Comunicação

Núcleo Jovem reúne integrantes do grupo de trabalho sobre normas

Objetivo foi definir estratégias e atividades que serão adotadas para contribuir com elaboração e revisão das NRs

O Núcleo Jovem da Sobratema promoveu a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Normas Regulamentadoras, com o objetivo de definir as estratégias e as atividades que serão adotadas para contribuir com informações técnicas para elaboração e revisão das NRs relacionadas à área de equipamentos para construção e mineração. 

Wilson de Mello Jr., diretor de Certificação e Desenvolvimento Humano da Sobratema, foi convidado pelo Núcleo Jovem para participar da reunião por sua experiência no tema. “A realidade da criação e revisão das normas é difícil porque não há uma participação mais ativa das empresas do setor para sua elaboração. E isso acarreta em que a norma nem sempre é passível de ser aplicada de imediato, prejudicando o fabricante, o distribuidor, o locador e a construtora”, explica.  

Segundo Mello Jr., a contribuição do GT do Núcleo Jovem pode ser fundamental para que as normas contemplem a realidade de uma obra. “Para isso, o grupo precisa atuar antes do texto ser discutido na Comissão Tripartite em Brasília ou antes da inclusão do texto em consulta pública”, sugere. “Isso significa que é necessário o acompanhamento e participação mais ativa das empresas nas CPR – Comitê Permanente Regional e CPN – Comitê Permanente Nacional. Então, teremos uma discussão mais ampla, incorporando questões técnicas e o contexto da obra no Brasil”.

Nesse sentido, Alisson Daniel, coordenador do Núcleo Jovem, solicitou a definição dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Normas Regulamentadoras. Décio Branco de Mello Filho, da Odebrecht, e Leandro Moura, da Manitowoc, foram escolhidos para liderar o trabalho. 

Durante a reunião, os integrantes compartilharam experiências e afirmaram que é importante ter normas regulamentadoras que estejam de acordo com a realidade de uma obra, a fim de minimizar o risco de acidentes, principalmente, o risco de morte.

Além de Alisson e Wilson, participaram da reunião: Bernardo Pinho Uliana (Tracbel), Bruno Marques (Sobratema), Caio Melo (Bauscher), Claudio José Castro Silva (Queiroz Galvão), Kelvin Palhares (Queiroz Galvão), Leandro Moura (Manitowoc), Nonato Silva Farias (Andrade Gutierrez), Rainer Rostirolla (Queiroz Galvão), Tais Mattos (Bauscher) e Thiago Mendes (Queiroz Galvão).