Publicado em 18 de agosto de 2015 por Mecânica de Comunicação
Lançado primeiro sistema brasileiro de certificação para operadores de movimentação de carga
Tema é tão importante que duas entidades se uniram para desenvolver o processo de certificação em questão: Abendi e Sobratema
O sobe e desce de materiais, caixas e pacotes pesados é constante em obras de construção civil, refinarias, portos, hipermercados, enfim... onde é necessário transportar produtos de um lado para o outro. Um trabalho dinâmico e digno de muita atenção devido ao iminente risco de acidente. E o perigo está justamente na relação entre as pessoas e o volume da carga elevada. Os profissionais devem estar física e psicologicamente preparados para executar a função com segurança, tanto no desenvolvimento do projeto de carregamento/descarregamento como na operação das máquinas.
Por isso, a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) e a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) criaram o primeiro sistema brasileiro de certificação de pessoas que trabalham no setor de içamento e movimentação de cargas – uma forma de atestar a competência do profissional, assegurando que ele segue padrões estabelecidos por normas técnicas e regulamentadoras. Com regras descritas na NA- 025 (norma Abendi), o processo inclui três funções da atividade: Rigger, Supervisor de Rigging e Sinaleiro Amarrador (saiba mais abaixo).
Na parceria entre as duas entidades, a experiência da Sobratema na capacitação de pessoas, somada à credibilidade e ao conhecimento da Abendi na área de certificação, resultou num sistema completo para atestar a excelência do profissional dessa área. Todas as decisões sobre o assunto são tomadas por um Conselho de Certificação e um Bureau; formados por especialistas do segmento. Atualmente, a Abendi já está certificando profissionais por meio do sistema de crédito estruturado, que consiste numa avaliação, sem exames, considerando uma pontuação baseada no tempo de experiência profissional, na escolaridade e nos treinamentos voltados para essa área de atividade.
Níveis de certificação
Nível 1 – Sinaleiro/amarrador: possui competência para a amarração de cargas e sinalização da movimentação de cargas com equipamentos de guindar de acordo com o plano de rigging e sob a supervisão de um Supervisor de Rigging ou Rigger;
Nível 2 - Supervisor de rigging: interpreta e conduz o plano de rigging elaborado pelo Rigger;
Nível 3 – Rigger: é quem elabora o plano de rigging, assegurando o cumprimento das normas e especificações vigentes.