Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 01 de setembro de 2015 por Mecânica de Comunicação

Núcleo Jovem promove reunião para definir próximas atividades

Andamento de ações dos grupos de trabalho também foi debatido

No dia 14 de agosto, o Núcleo Jovem da Sobratema promoveu uma nova reunião com seus membros na sede da Schwing-Stetter, situada em Mairiporã, interior paulista. O objetivo do encontro foi apresentar o andamento das ações dos Grupos de Trabalho (GTs) e definir as próximas atividades que serão desenvolvidas.

Alisson Daniel (Escad Rental), coordenador do Núcleo Jovem, destacou a importância de todos os GTs terem um cronograma de trabalho e atribuições estabelecidas para cada membro, a fim de obter mais eficiência e um melhor resultado nas ações. “Os coordenadores de cada um dos grupos têm autonomia para agendar suas reuniões e definir as pautas prioritárias a serem discutidas”, explica. 

No caso do GT de Normas Regulamentadoras, os coordenadores Décio Branco de Mello Filho (Odebrecht) e Leandro Moura (Manitowoc) promoveram uma reunião para alinhar as atividades, uma vez que há muitas ações a serem tomadas por conta da complexidade do assunto. Um dos objetivos desse grupo é fornecer sugestões para que as normas englobem a realidade de uma obra, a fim de minimizar o risco de acidentes, principalmente, o risco de morte.

A atividade principal neste ano do GT de Pós-Vendas é o projeto “Melhor Pós-Venda 2015 – Sobratema”, que levará ao mercado, em novembro, durante o evento estratégico Tendências no Mercado da Construção, o conhecimento das melhores práticas em soluções desse segmento praticado pelos fabricantes de equipamentos. Por meio de uma pesquisa com 640 empresas e profissionais associados à entidade, será possível avaliar e definir a qualidade dos serviços de pós-vendas e premiar as marcas mais bem votadas em cinco categorias: escavação, movimentação de carga, transporte, concretagem e pavimentação. A coordenação desse grupo é de Antonio Miranda (Odebrecht) e Bruno Marques.

Luiz Polachini (Schwing-Stetter) e Felipe Cavalieri (BMC) coordenam o GT de Bombeamento de Concreto, que planeja desenvolver uma tabela custo-horário para equipamentos desse setor, com base no programa que já existe na Sobratema para máquinas da linha amarela e, também, no modelo utilizado pela Schwing-Stetter. Para isso, será promovida uma reunião com os fabricantes. Além disso, está em fase de planejamento a criação de um manual de boas práticas no segmento, nos moldes dos Manuais de Normalização da entidade. As duas ações visam, além de estruturar e normalizar o setor, contribuir para que investidores interessados no segmento tenham subsídios para tomada de decisão e apoio nas definições estratégicas de seu negócio.

Já o grupo Segurança e Operação de Equipamentos, coordenado por Daniel e João Giatti (Caterpillar) está formatando uma atividade que irá ressaltar ao mercado a qualidade dos operadores de equipamentos de linha amarela no Brasil, e cujo objetivo é trazer incentivos para que o profissional busque desenvolvimento técnico, qualitativo e qualificação operacional, evidenciando seu reconhecimento nas frentes de trabalho. 

Além de Daniel, Miranda, Marques, Polachini, Cavalieri e Giatti, o Núcleo Jovem da Sobratema é formado por Carlos Di Martino (Manitowoc), Clarissa Berman (Bauscher), David Rodrigues (Makro Engenharia), Francisco Neto (Queiroz Galvão), Guilherme Guimarães (Andrade Gutierrez), Igor Boff (I.V. Guindastes), Jonny Altstadt Junior (Terratest), Luis Filipe Mamede (HLT), Luiz Gustavo Pereira (Tracbel), Pedro Bianchi (Camargo Corrêa), Ricardo Pendek (Atlas Copco), Ricardo Zurita (Liebherr), Roberto Carvalho (Triunfo), Rodrigo Konda (Volvo), Romiyoshi Sasaki (Grupo Base), Tais Mattos (Bauscher), Thomás Spana (John Deere) e Vinícius Marques (Razac).