Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 14 de setembro de 2015 por Mecânica de Comunicação

Núcleo Jovem: Grupo de trabalho de normas define estratégias de ação

Primeira atividade será desenvolver um relatório sobre dois quesitos da NR-18: equipamentos e capacitação

Uma nova reunião do Grupo de Trabalho de Normas Regulamentadoras do Núcleo Jovem da Sobratema foi realizada nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, na sede da entidade, em SP. O intuito foi debater a melhor maneira de contribuir com a revisão da NR-18, que está em debate nas CPRs – Comissão Permanente Regional, e na CPN – Comissão Permanente Nacional, formada por representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores.

Segundo Décio Branco de Mello Filho, coordenador do GT de NRs do Núcleo Jovem, juntamente com Leandro Moura, a normalização no setor é muito importante para que a operação corra de forma segura, com produtividade e eficiência. “Por esse motivo, os membros do grupo pretendem colaborar com sua experiência para levar o máximo de informações que contribua com uma norma, cada vez mais, adequada à realidade e à necessidade da construção brasileira”, explicou.

Durante a reunião, foram definidas duas vertentes de trabalho, sendo a primeira a elaboração de um relatório com sugestões de alterações e inclusões de dois quesitos da norma: Máquinas, Equipamentos e Ferramentas Diversas (18.11) Treinamento e Capacitação (18.5). Para isso, os membros irão trabalhar cada subitem para fornecer ideias e informações sobre o que acontece no cotidiano dos usuários e dos fabricantes de equipamentos para construção. 

O Grupo de Trabalho pretende apresentar o relatório na reunião do CPR-SP que ocorrerá em outubro. “Também estamos trabalhando para levar o texto para representantes das bancadas que compõe a CPN”, comentou Mello Filho. “Acreditamos que existem itens que podem ser melhorados na NR-18, porque existem questões consideradas relevantes que podem ser abordadas de maneira mais abrangente”, acrescentou. 
  
A segunda vertente de trabalho será focada na questão da capacitação, uma vez que cada norma (NR-10, NR-12, NR-18, NR-22, NR-34, NR-35 e outras) aborda esse tema específico e, em algumas situações, a informação pode ser diferente de uma norma para outra. De acordo com o coordenador do GT, o primeiro passo será levantar todas as normas interligadas que abordam o tema para saber, realmente, as equivalências e as divergências. “Depois disso, faremos uma análise para, enfim, elaborar um texto-sugestão”. 

Além de Mello Filho (Odebrecht), participaram da reunião: Antonio Miranda (Odebrecht), Bruno Marques (Sobratema), Daniel Rocha (Liebherr), Nonato Silva Farias (Andrade Gutierrez), Rainer Rostirolla (Queiroz Galvão) e Wilson de Mello Jr. (Sobratema).