Publicado em 18 de outubro de 2015 por Mecânica de Comunicação
Construction Expo 2016 terá Salão da Sustentabilidade
Iniciativa é uma parceria entre a Inovatech Engenharia/Casa AQUA e a Sobratema e pretende apresentar tendências e soluções que proporcionem resultados concretos em termos de sustentabilidade
A construção no Brasil adotou a sustentabilidade como um dos fatores mais importantes a serem considerados em uma obra. Seja na área de infraestrura ou em empreendimentos imobiliários e comerciais, existe uma atenção especial na melhor gestão de recursos naturais e na adoção de tecnologias e soluções que visem menor consumo desses recursos e mais eficiência. Um exemplo dessa preocupação é que as certificações “verdes” vêm crescendo exponencialmente nos últimos anos. Desde 2008, quando foi lançado, o selo AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental) da pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, já avaliou mais 43.000 unidades habitacionais e 390 empreendimentos, entre prédios comerciais, residenciais, bairros e loteamentos, hospitais, industrias e complexos logísticos, entre outras tipologias.
Para o engenheiro Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia, é possível encontrar no mercado diversos empreendedores que já aplicam soluções sustentáveis por uma demanda do consumidor, que começou a fazer as contas e chegou à conclusão de que o baixo custo operacional está diretamente relacionado a um baixo impacto ambiental. “A partir do momento em que o mercado consumidor começa a demandar sustentabilidade, toda a cadeia produtiva se adequa a esta nova realidade. E, atualmente, estamos vivenciando, justamente, esta tendência”, avalia.
Nesse panorama de uma maior conscientização da importância da sustentabilidade na construção é que surgiu o projeto do Salão da Sustentabilidade para ser apresentado na Construction Expo 2016 – Feira e Congresso Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, a ser promovida de 15 a 17 de junho do ano que vem, em São Paulo. Uma iniciativa da Inovatech Engenharia/Casa AQUA e da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, organizadora da feira, o Salão vai apresentar tendências e soluções que proporcionem resultados concretos em termos de sustentabilidade.
“A Construction Expo é um dos poucos eventos que abordam de maneira completa o setor da construção, integrando a iniciativa privada com o poder público de maneira muito focada. Acreditamos que estamos bastante atrasados na implantação da sustentabilidade no setor da construção como um todo, e somente eventos como este têm a força para reunir todos os agentes necessários para a criação de uma sociedade mais equilibrada”, explica Ferreira.
Para Hugo Ribas Branco, diretor de Operações e Feiras da Sobratema, a parceria com a Inovatech Engenharia/Casa AQUA é fundamental para a Construction Expo 2016 porque aborda um assunto considerado vital dentro do tema central da feira que é infraestrutura urbana e gestão de cidades. “Cada vez mais, os municípios brasileiros vão requerer soluções sustentáveis para trazer a população melhores condições e mais qualidade de vida”, analisa.
O Salão da Sustentabilidade terá a curadoria Inovatech Engenharia/Casa AQUA, que também terá um estande institucional dentro do espaço. Uma das responsabilidades da empresa será definir quais devem ser as principais tendências do setor de construção sustentável.
Nesse sentido, segundo o diretor da Inovatech, a expectativa principal é conseguir trazer uma grande variedade de empresas e soluções para o Salão da Sustentabilidade, de modo a proporcionar ao visitante uma experiência sensitiva e interativa dos reais benefícios de se aplicar os conceitos de sustentabilidade e ecoeficiência no setor da construção. “A abordagem de sustentabilidade na construção de forma sistêmica leva a economias de processo, e não necessariamente a um aumento de custos por conta do aparelhamento tecnológico de empreendimentos”, acrescenta.
Em termos de tecnologias sustentáveis, Ferreira afirma que o mercado já começa a pensar em vidros de alto de desempenho, sistemas economizadores de água, iluminação por LED e sistemas de co-geração de energia. “O Salão da Sustentabilidade vai mostrar como as diversas tecnologias podem ser aplicadas de maneira integrada, potencializando resultados através da sinergia entre as soluções. Além disso, vai expor quais devem ser os principais parâmetros que um gestor deve levar em consideração para alcançar resultados concretos na construção sustentável, desde soluções mais usuais até soluções mais completas integrando sistemas, sem deixar de lado as certificações de sustentabilidade”.
Além do Salão de Sustentabilidade, a Construction Expo 2016, cujo tema central é “Cidades em Movimento - Soluções Construtivas para os Municípios”, contará com “Feiras setoriais integradas”, realizadas em parceria com as entidades específicas de cada segmento da construção, integrando os eventos e feiras do setor da construção em um único lugar; o “Congresso Construction Expo 2016”, que irá debater os principais temas que envolvem o universo das cidades no Brasil; e a “área tradicional de estandes”, envolvendo fabricantes nacionais e internacionais, fornecedores e demais prestadores de serviço para as diversas áreas da construção.
A Construction Expo 2016 integrará, em um único local, gestores públicos e empresas privadas, apresentando casos nacionais e internacionais de projetos de infraestrutura urbana. Para as empresas do segmento representa uma oportunidade de mostrar suas soluções que tragam produtividade, qualidade, redução de custos e agilidade para obras públicas. Para os profissionais de prefeituras e governos estaduais será uma chance de entrar em contato com as melhores soluções em materiais, serviços, equipamentos e tecnologias.