Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 05 de novembro de 2015 por Mecânica de Comunicação

Construction Expo 2016 promoveu o lançamento do Salão da Sustentabilidade

Iniciativa foi elogiada por profissionais que participaram do evento

A Construction Expo 2016 – Feira e Congresso Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura promoveu, no dia 5 de novembro, em São Paulo, o lançamento do Salão da Sustentabilidade. O evento reuniu mais de 40 profissionais da área da construção, incluindo empresários, engenheiros, arquitetos e jornalistas, que estavam interessados em conhecer a proposta desse espaço na feira.

De acordo com Afonso Mamede, presidente da Sobratema, que ministrou a primeira palestra no evento, a Construction Expo 2016 receberá a visita de profissionais da engenharia e arquitetura e é voltada para os interesses de seus expositores e de toda a cadeia do construbusiness. “Os salões temáticos são um diferencial importante da feira, porque levam a informação completa para o visitante sobre o projeto e a obra, ou seja, mostram quem foi o fornecedor dos sistemas construtivos, dos equipamentos e dos materiais”, destacou. 

Uma iniciativa da Inovatech Engenharia/Casa AQUA e da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, organizadora da feira, o Salão da Sustentabilidade vai apresentar, de 15 a 17 de junho de 2016, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, como as diversas tecnologias podem ser aplicadas de maneira integrada, potencializando resultados através da sinergia entre as soluções.  

A palestra sobre esse espaço pioneiro ficou a cargo do engenheiro Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia. “O Salão terá uma abordagem diferente, trazendo, por exemplo, a questão da economia circular, mostrando soluções para enfrentar a escassez de recursos naturais e trabalhando o contexto da distribuição populacional”, contou. “Nossa expectativa é proporcionar ao visitante da feira uma experiência prática, sensitiva e interativa da sustentabilidade e ecoeficiência na construção. Além disso, as empresas podem perceber como realizar negócios frente a uma realidade, na qual exista uma escassez de recursos naturais”, complementou. 

Outra questão levantada foi o conceito da água e energia incorporadas, no qual é contabilizado não só o uso de recursos naturais utilizados no canteiro de obras, mas também a utilização desses recursos para a fabricação dos materiais de construção, de equipamentos e na produção dos sistemas construtivos industrializados. “Esse será o próximo passo em termos de sustentabilidade”, ressalta o diretor da Inovatech, que comentou sobre o impacto que isso poderá ter no cálculo estrutural de um projeto. 

Para os profissionais que participaram do lançamento do Salão da Sustentabilidade, a iniciativa é inovadora, pioneira e interessante. O gerente comercial da H2XTech Brasil, Araan Ionai, afirmou que a proposta do Salão e da Construction Expo 2016 tem sinergia com os objetivos de sua empresa. “Estou bem empolgado com a feira. Nossa ideia vai ao encontro do que foi apresentado, de não ficar somente restrito ao triple bottom line, uma vez que buscando novos mercados e tecnologias inovadoras dentro do segmento de iluminação”, explicou. “A proposta de mostrar para o mercado a aplicação dos produtos e passar informação para o visitante das novas tecnologias, seus benefícios e vantagens agrega muito mais do que simplesmente o padrão de feira que estamos acostumados a ver, que é cada um no seu quadrado. É a inovação que a feira está trazendo para o mercado”. 

O professor Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, destacou a importância dessa iniciativa. “A Construction Expo 2016 tem uma frequência muito grande de empreendedores, empresários de todos os setores da construção e também profissionais ligados a esses setores, que são as pessoas que lideram o desenvolvimento do processo da construção. Isso é importante porque permitirá que esse público tenha acesso e contato com as questões da sustentabilidade, na prática, vendo exemplos reais e propostas materializadas, podendo perceber de que maneira se pode contribuir com a sustentabilidade, do ponto de vista de meio ambiente, mas também do ponto de vista de negócios”, analisou. 

A terceira apresentação foi proferida pelo jornalista Enio Campoi, diretor da Mecânica de Comunicação e assessor de imprensa da Construction Expo 2016, que detalhou o planejamento estratégico e as ações para a imprensa antes, durante e depois da realização da feira. 

A Construction Expo 2016, cujo tema central é “Cidades em Movimento - Soluções Construtivas para os Municípios”, contará também com “Feiras setoriais integradas”, realizadas em parceria com as entidades específicas de cada segmento da construção, integrando os eventos e feiras do setor da construção em um único lugar; o “Congresso Construction Expo 2016”, que irá debater os principais temas que envolvem o universo das cidades no Brasil; e a “área tradicional de estandes”, envolvendo fabricantes nacionais e internacionais, fornecedores e demais prestadores de serviço para as diversas áreas da construção.