Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 10 de março de 2016 por Mecânica de Comunicação

Especialista fornece recomendações antes de selecionar um equipamento para compactação de solo

Tecnologias na área de compactação de solo serão debatidas durante evento da Sobratema

Durante o processo de aquisição de um equipamento para compactação de solo, existe uma série de fatores que devem ser observados pelo comprador e usuário, como, por exemplo, as  características técnicas e a adequação e compatibilidade da máquina com o tipo de obra que será executada. 

Para Marcelo Ritter, coordenador de Vendas e Marketing da Ammann Latin America, há ainda a necessidade de realizar uma comparação entre características técnicas dos equipamentos das diferentes marcas e, também, avaliar características que não são técnicas, que nem sempre são de fácil avaliação. “Uma dos questionamentos que o usuário precisa fazer é se o fornecedor possui uma assistência técnica qualificada, qual a disponibilidade, localidade e tempo de reação desse suporte, se a assistência é 24x7”, exemplifica.

Outro ponto considerado por Ritter como fundamental é sobre como a aquisição do equipamento pode contribuir com o crescimento da empresa e a produtividade da operação. “Nesse sentido, é preciso entender se o rolo compactador que está sendo adquirindo neste momento vai atender a empresa integralmente em cinco anos, dez anos ou mais. Caso seja necessário ampliar a capacidade dessa máquina para atender outros projetos, quais seriam as opções oferecidas pelo fabricante”, explica. 

A questão do custo-benefício do equipamento e do preço também é citada por Ritter, que o considera como fator primordial em qualquer decisão de aquisição. “Por isso, é um enorme equívoco, tentar comprar algo que está acima do seu orçamento, no intuito de alcançar um patamar superior ao seu cenário inicialmente definido (o correto e adequado)”, alerta. “Assim, avalie com precisão todos os pontos e crie o conceito de custo benefício, ou seja, não avalie apenas a dimensão preço, pois normalmente o menor preço nem sempre oferece a melhor qualidade e a melhor relação custo benefício”, acrescenta o especialista que será um dos palestrantes do Sobratema Workshop, a ser realizado no dia 6 de abril, em São Paulo, e cujo tema central é “Compactação – Tecnologias e Conceitos”.

O evento apresenta um formato inovador, com dois painéis, que trarão informações técnicas sobre os seguintes temas: tecnologias para compactação de solo e tecnologias para compactação de asfalto.  Ritter, que participará do primeiro painel, ressalta ainda que, atualmente, pelo atual cenário vivido pelo país, os equipamentos mais requisitados para a compactação de solos são os rolos compactadores do tipo de tambor único (Single Drum) na faixa de 4 a 25 toneladas.

Além do Grupo Ammann, no primeiro painel também estarão presentes especialistas da Atlas Copco, da Bomag Marini e da XCMG Brasil. Para o segundo painel, foram confirmadas as presenças de profissionais da Caterpillar, da Ciber Equipamentos Rodoviários (Grupo Wirtgen) e da Volvo Construction Equipment.