Publicado em 08 de junho de 2016 por Mecânica de Comunicação
Sustentabilidade já funciona como ferramenta estratégica para alavancar negócios no segmento da construção civil
Inovatech Engenharia traz o tema para a Construction Summit 2016 bem como coordena a Mostra Sustentabilidade
Alguns empreendedores do mercado imobiliário já se anteciparam, colocando a sustentabilidade como um dos pilares de governança corporativa, com a adoção de soluções construtivas que ajudam a reduzir riscos ambientais e, com isso, geram oportunidades de negócios até então pouco exploradas.
A abordagem nessa direção será o principal tópico a ser debatido na palestra Sustentabilidade na Construção: uma Oportunidade de Negócio, que será proferida pelo CEO da Inovatech Engenharia, Luiz Henrique Ferreira, no dia 16 de junho, durante o Construction Summit 2016. Em sua palestra, o executivo detalhará, ainda, diversos cases de destaque que envolvem gestão de resíduos e uma plataforma de conhecimento. Para realizar a inscrição nesta apresentação, basta entrar no site oficial: http://www.constructionsummit.com.br/.
Atualmente, vários empreendimentos já são entregues aos usuários com diversos atributos de sustentabilidade. Tanto quem constrói, quanto quem opera hospitais, hotéis, redes de varejos, entre outros, estão aplicando conceitos de ecoefiência. “O que tem acontecido é que muitas empresas começam a se posicionar de maneira estratégica em relação a esses atributos”, comenta Ferreira. Em decorrência disso, estão sendo utilizadas ferramentas de gestão que tragam uma abordagem diferente sobre os desafios a ser superados.
“A sustentabilidade é uma questão de sobrevivência da raça humana no planeta e, conforme os efeitos do aquecimento global começam a causar prejuízos à sociedade, as empresas que não se preocuparem com isso, serão riscadas do mapa”, observa Ferreira.
Além da palestra, a Inovatech Engenharia, em parceria com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, está coordenando a Mostra Sustentabilidade no Construction Summit 2016, voltada para tendências e soluções que apresentem resultados concretos do ponto de vista de sustentabilidade. Em termos de tecnologias, Ferreira destaca ainda a questão de vidros de alto de desempenho, sistemas economizadores de água, iluminação por LED e sistemas de co-geração de energia. “Entretanto, é importante ressaltar que não existe uma receita pronta ou um “cardápio” de tecnologias verdes, pois cada empreendimento tem uma particularidade, um orçamento disponível, um perfil de usuário, uma localização específica, entre outros”, finaliza.