Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 05 de setembro de 2016 por Mecânica de Comunicação

Painel do Conaend 2016 apresentou as vantagens competitivas da certificação de terceira parte

Wilson de Mello Jr., diretor da Sobratema, ministrou palestra sobre a certificação de pessoas para a área da construção e mineração

Promovido entre os dias 22 e 25 de agosto, o ConaEnd & IEV 2016 trouxe temas que impactam diretamente o cotidiano das empresas, dos profissionais, das universidades e dos centros de pesquisa envolvidos com ensaios não destrutivos e inspeção de equipamento e de materiais e na prestação de serviços. O evento é uma realização da Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção.

Um dos destaques do evento foi o painel A certificação de pessoas como vantagem competitiva - Novos Mercados e Esquemas, realizado no dia 23 de agosto, que contou com a participação de Wilson de Mello Jr., diretor de Certificação e Desenvolvimento Humano da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração. 

Em sua apresentação, Certificação Movimentação de Carga, Mello Jr. destacou como a  certificação de terceira parte pode contribuir para elevar os níveis de qualificação dos profissionais envolvidos com equipamentos que atuam na indústria da construção e mineração, e para reduzir os impactos dos acidentes de trabalho no setor. 

Ainda no painel, João Rufino Teles, da Abendi, apresentou os 25 Anos de SNQC - Certificação em Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, e José Ricardo Alves Barreto e Norma Moraes Depes Vieira, do SENAI-RJ, com a palestra Sistema gestor de certificação profissional do SENAI, departamento regional do Estado do Rio de Janeiro. A coordenação do painel ficou a cargo de Danilo Stocco, da Abendi.

A abertura oficial do ConaEnd & IEV 2016, realizada no dia 22 de agosto, contou com a participação de lideranças do setor, empresários e representantes de entidades, incluindo o engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema. O evento trouxe os resultados das mais recentes pesquisas e trabalhos e abordou os principais gargalos da produtividade e confiabilidade de equipamentos e plantas industriais. Foram promovidas, ainda, sessões especiais, fóruns de debates, apresentações de trabalhos técnicos (sessão oral e pôster) e minicursos sobre temas de relevância para a indústria.
 
Fotos: Abendi