Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 05 de outubro de 2016 por Mecânica de Comunicação

Sobratema aperfeiçoa metodologia do programa Custo Horário de Equipamentos

Também foram acrescentados novos modelos, categorias e famílias de máquinas

O Programa Custo Horário da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração traz novidades. A primeira é o aperfeiçoamento de sua metodologia, com a inclusão de novos parâmetros, cujo objetivo é aprimorar as informações disponibilizadas para melhor retratar o cenário atual do mercado de equipamentos utilizados nas principais obras do país.

Entre as modificações importantes realizadas na metodologia do Programa estão: a inserção de uma nova parcela, a de “Peças de Desgaste – FPS” (ferramentas de penetração no solo), a inclusão do valor do DPVAT no cálculo da sub-parcela de seguros e a incorporação do tipo de aplicação do equipamento (leve, médio e pesado) no cálculo do Custo Horário de material rodante/pneus.

Além disso, houve a adoção de um valor orientativo médio sugerido para cada categoria de equipamento no Valor de Reposição (aquisição de equipamento novo). Já no cálculo da parcela “Combustível e Lubrificantes”, foi considerada a composição do combustível com 47% de diesel S-500, 49% de diesel S-10 e 4% do aditivo Arla32. Também foi adotado como base o preço médio do litro do óleo lubrificante para motores grau SAE 15W40 e nível API CJ-4 praticado em São Paulo.

Outra novidade do Programa Custo Horário é a inclusão dos guindastes. Com isso, foram adicionados à relação de equipamentos, dezoito categorias de cinco famílias de distintas – TC, AT, RT, sobre esteiras com lança telescópica e sobre esteiras com lança treliçada. Dessa maneira, o programa evoluiu de quinze para vinte famílias, de 32 para 50 categorias, e de 144 para 163 modelos de máquinas. 

Além disso, o programa ainda recebeu uma atualização em relação aos valores dos insumos que compõe o Custo Horário de um equipamento: preços médios de aquisição de equipamentos novos, combustível, mão de obra de operação e de manutenção, dentre outros. Para isso, a Sobratema realizou uma pesquisa com os principais fabricantes, fornecedores e usuários de equipamentos no país.

O Programa Custo Horário de Equipamentos é interativo e possibilita ao usuário conhecer os custos horários das principais máquinas utilizadas em vários tipos de obras. Ele permite, por exemplo, modificar parâmetros sugeridos, realizar cálculos, elaborar e guardar planilhas para tê-las como referência. Para os associados da Sobratema, o acesso é gratuito.

Para empresas e profissionais não associados, a Sobratema disponibiliza um resumo, em forma de tabela, com os valores médios das 50 categorias de equipamentos. Os valores inseridos refletem condições normais de operação e não englobam horas paradas ou improdutivas. A tabela pode ser acessada no site oficial https://sobratema.org.br/CustoHorario/Tabela ou mensalmente nas Revistas M&T e Grandes Construções.