Publicado em 06 de outubro de 2016 por Mecânica de Comunicação
Lançamento da Semana das Tecnologias Integradas reuniu lideranças dos setores do meio ambiente, construção e equipamentos
Uma iniciativa inédita para a difusão de tecnologias e de conhecimento nas áreas do meio ambiente, construção, indústria, mineração e infraestrutura e a interação entre todos os agentes das cadeias de produção. Essa é a proposta da Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, cujo lançamento foi realizado em setembro, na cidade de São Paulo, reunindo um público de cerca de 200 pessoas, entre lideranças, empresários, engenheiros e profissionais das áreas do meio ambiente e da construção dos setores público e privado, além de jornalistas dos principais veículos de imprensa desses segmentos.
Com o tema superação, o lançamento contou com a participação especial do campeão olímpico de voleibol Serginho. “Essa palavra é constante na minha vida, devido a forma que eu cheguei no volei, da forma que eu consegui conquistar, junto com os meus amigos, o título Olímpico, e da forma que o Brasil vive hoje. A gente sabe que em qualquer área precisa de superação para vencer. Acho que estar aqui, com grandes empresários, e poder passar um pouquinho dessa mensagem sobre superação ajuda a tocar o coração das pessoas. A gente torce para que tudo dê certo na área de cada um”, disse.
A Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos irá reunir, entre 7 e 9 de junho de 2017, os principais eventos do setor: a
BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia,
Construction Expo 2017 – Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos,
M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, e o Summit 2017, maior evento de conteúdo do mercado brasileiro.
Confira os depoimentos de lideranças e empresários dos segmentos do meio ambiente, construção e equipamentos, que compareceram ao lançamento da “Semana”:
DEPUTADO Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar da Construção da Assembleia Legislativa de São Paulo
“Esse evento mostra que a Sobratema está sempre saindo na frente, organizando, planejando, trazendo novas feiras e novos eventos. E a “Semana” vem num momento de expectativa bastante positiva numa retomada da economia. Ela vem integrar tecnologia da construção, meio ambiente, equipamentos e tudo o mais que faz parte da cadeia da indústria da construção. Sempre tivemos com a Sobratema uma parceria importante, onde estamos constantemente buscando simplificar as questões”.
José Roberto Bernasconi, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (SINAENCO)
“O setor da construção tem muito a contribuir com o Brasil. Na verdade, ele tem um histórico de contribuição, mas estamos passando pelo que, imagino e tenho esperança, seja o final de um ciclo muito difícil. Entendo que, ao se congregar tantos atores importantes, será possível realizar um evento que, a meu ver, dará um grande impulso para que o País retome o seu desenvolvimento, com o apoio de tantas empresas e de tantos profissionais competentes”.
Filemon Lima, gerente do Departamento da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (DECONCIC/FIESP)
“Avalio a realização da Semana das Tecnologias da Sobratema como uma superação dos desafios impostos pela atual conjuntura econômica. Vejo como uma atitude positiva, apostando numa retomada dos investimentos e num Brasil que pode prosperar. Acredito que a realização de quatro eventos desse porte funciona como incentivadora para que toda a cadeia produtiva da construção civil encare esse momento como um momento de superação dos desafios”.
Íria Doniak, presidente-executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC)
“Vejo a “Semana” como um desenvolvimento importante para toda a cadeia produtiva da construção civil e, mais uma vez, trazendo informação que é extremamente necessária, especialmente para esse novo momento, para essa retomada que todos nós do setor estamos na expectativa”.
Antônio Luis Aulicino, gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI)
“Acho uma ideia genial a da Sobratema de consolidar, num único espaço, e proporcionar aos profissionais e empresários do setor da construção o acesso a diferentes temas. Isso, na atual conjuntura, racionaliza os custos e se torna uma forma muito inteligente de apresentar os produtos e os sistemas relacionados com os diferentes segmentos da construção. Eu gostei muito desse novo conceito. Não tem a menor dúvida que esse modelo tem uma importância fundamental no atual cenário vivido pelo setor”.
Uladyr Ormindo Nayme, presidente da ASEC-CETESB – Associação dos Engenheiros e Especialistas da CETESB e do Meio Ambiente
“A junção da BW Expo com o mercado da construção e com as áreas de peças e serviços vão aumentar a amplitude dessa feira e, com certeza, vaão abranger mais qualidade para o meio ambiente, principalmente se considerarmos a construção verde, cujas edificações geram menos resíduos e produtos desperdiçados, contribuindo para o dia a dia e para o meio ambiente.
Agnaldo Lopes, gerente de produto da JCB
“O que temos percebido é que para os próximos anos existe uma tendência de melhoria nos negócios. Assim, a Sobratema organizando a “Semana”, que vai agregar, ano que vem, quatro eventos em um, é muito bom para que as empresas possam estar presentes para mostrar seus produtos no momento em que o mercado tende a retomar, com a volta das obras, e realmente, teremos a oportunidade de ver o segmento crescer de novo”.
Clayton Paulino, diretor geral da Rothenberger do Brasil
“A iniciativa está dentro da perspectiva para 2017, com todos a espera da retomada. Por isso, é preciso começar a trabalhar antes, encontrar possibilidades e ver as chances de mercado. Nossa empresa já participa de algumas feiras, mas qualquer oportunidade é bem-vinda. Sem dúvida alguma, a “Semana” será importante para difusão de tecnologia e, principalmente, para estar em contato com potenciais clientes”.
Daniel Galante, diretor Operacional do São Paulo Expo
“Acho importante essa integração, ainda mais neste momento desafiador, em que o mercado precisa voltar a crescer. É o momento para trazer novidades. E a oportunidade de contribuir no desenvolvimento de todo o mercado, já que a “Semana” terá eventos, onde muitos assuntos serão discutidos e muitas tecnologias serão apresentadas”.
Drausio Lopes, gerente de Novos Negócios da Mills
“A iniciativa foi perfeita. É uma maneira de consolidar e compilar as informações, reunir pessoas do mais alto escalão em conhecimento e em tecnologia e, assim, todo mundo poder oferecer sua contribuição. A Sobratema é sempre pioneira nessa questão de reunir e formar grupos de trabalho”.
Fernando Hermann Wickert, diretor administrativo para América Latina Aco Soluções em Drenagens
“Estamos com uma boa expectativa em relação a um crescimento maior do mercado no último trimestre deste ano e no próximo ano. Dessa forma, acreditamos que a realização de três feiras juntas vem ao encontro de nossas projeções em relação a uma aceleração dos negócios e, sobretudo em relação ao que necessitamos divulgar para os nossos clientes. Penso que a “Semana” será extremamente importante para o momento atual”.
Jorge Gloria, diretor da Comingersoll do Brasil
“A proposta da “Semana” é muito interessante e representa uma luz de esperança no futuro, assim como a ideia de superação trazida, hoje, num momento em que estamos com grandes dificuldades. Mas, ter a ousadia de começar a planejar 2017 foi, sem dúvida, a coisa mais importante que se fez neste lançamento. E espero que essa ousadia seja coroada de muito sucesso”.
Leandro Moura, Gerente de Marketing para América Latina da Manitowoc
“A iniciativa é completa, abrangente e vai ao encontro do caminho pelo qual o país está indo, que é em direção à recuperação. A ideia e a maneira como foi feita, principalmente, é certeira e exata. É o que precisa ser feito, levar todos os fatores em consideração, desde a questão do meio ambiente, as técnicas construtivas, envolvendo os engenheiros e os arquitetos, e a parte de máquinas. É um evento completo e, da maneira como foi apresentado, é perfeita”.
Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia
“Penso que a Semana das Tecnologias vem com uma proposta inovadora, que é já uma tendência de integrar diversos eventos para os mais diferentes públicos. Hoje, o mundo está muito conectado. Não existem mais especialistas. Em razão disso é preciso ter uma visão holística das diversas frentes da construção. E o evento vem com essa abordagem: o visitante pode estar em quatro eventos ao mesmo tempo. E isso é muito bom”.
Paulo Esteves, diretor da Solaris
“Achei bastante interessante a iniciativa porque no momento de depressão em que estamos a Sobratema, ao realizar um evento deste porte, aumenta autoestima do setor e mostra que, apesar da situação difícil, existem oportunidades”.
Ricardo Lessa, presidente da SCHWING-Stetter Brasil
“Sempre participamos de todas as iniciativas da Sobratema. Então, não poderíamos ficar de fora desta “Semana”, em especial em duas áreas: nas peças e serviços, com a nossa solução de pós-venda, e na BW Expo, com nossas soluções na parte de meio ambiente e industrial. Essa é a nossa intenção”.
Ricardo Zurita, Gerente Comercial de Movimentação de Terra da Liebherr Brasil
“Acho bem importante e interessante esse desenho de unificar as três feiras juntamente com o Summit. É a oportunidade de unir diversas áreas do segmento da construção, desde a manutenção, o projeto, a operação, o meio ambiente em uma só “Semana”. Essa concentração ajuda, inclusive, ao expositor, que pode focar seu investimento em um produto mais direcionado”.
Yasuaki Kishimoto, diretor de Vendas e Suporte ao Cliente da Tadano Brasil
“O lançamento foi muito bom e representou uma grande oportunidade para entendermos como será a “Semana”. Além disso, o mercado potencial brasileiro tem muita capacidade de crescimento, mesmo enfrentando essas dificuldades atuais, tanto em termos econômicos como políticos”.