Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 29 de setembro de 2016

Coluna do Nildo - Engenharia e construção – O esforço setorial para superar a crise

Engenharia e construção – O esforço setorial para superar a crise

por Nildo Carlos Oliveira | 29/09/2016
Eventos organizados pela Sobratema, Abcic e outras entidades, em São Paulo (SP), com enfoques técnicos, empresariais e econômicos, alguns chamando a atenção para os preparativos destinados à retomada de iniciativas visando a melhoria das condições do país para 2017 e 2018, sinalizam o esforço setorial para sair da crise provocada por governos irresponsáveis e incompetentes.

A Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) propõe a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, programada para o período de 7 a 9 de junho do ano que vem. Ela incluirá a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologia para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia; a Construction Expo 2017 – Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura; a M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração e o Summit 2017.

O Summit 2017, segundo os organizadores da Semana, deverá reunir lideranças e especialistas para incrementar o debate da relevância da sustentabilidade e das exigências de investimentos em obras para a melhoria da infraestrutura em todos os seus segmentos, incluindo a infraestrutura urbana.

O conjunto desses eventos suscita reflexão e a disposição para mostrar que a construção e a engenharia precisam reagir contra o imobilismo do atual momento da vida brasileira, a fim de que o governo se mexa e atenda às reivindicações da população para a plena retomada de todas as atividades produtivas do país.

Seminário internacional Abcic

O 7º Seminário Internacional Abcic, sob o tema geral “Inovação e ousadia para vencer os atuais desafios e gerenciar o futuro”, ocorreu no Millenium Centro de Convenções, dia 22 último e reuniu palestrantes do país e do exterior.

Iria Doniak, presidente da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), entidade que promoveu o encontro, destacou algumas das finalidades do seminário: disseminar conhecimento, proporcionar ambiente propício a fortalecer o relacionamento entre empresários, técnicos, pesquisadores e todos os profissionais interessados na evolução da industrialização da construção, em espacial no segmento dos pré-moldados de concreto.

Uma das palestras esteve a cargo de David Fernandez-Ordoñez, secretário geral da Federação Internacional do Concreto (FIB), apontada como a maior organização de concreto estrutural do mundo. Entre os diversos participantes estiveram Gerson Ishikawa, consultor de planejamento estratégico da Abcic e professor do curso de engenharia de produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Akio Kasuga, diretor de tecnologia da Construtora Sumitomo Mitsui Construction (Tóquio) e membro da FIB; o professor Paulo Fonseca de Campos, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da FAU/USP e Marcelo Waimberg, da EGT Engenharia.

O professor Paulo Fonseca falou da evolução da pré-fabricação de concreto no Brasil e destacou que o grande ativo da Abcic – hoje e no futuro – “é uma atuação voltada para o aprimoramento da concepção e as práticas da construção industrializada”.

III Selap

E aconteceu em Guarulhos, nos dias 23 e 24 últimos, o 3º Seminário Latino-americano de Protensão, que teve a participação do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e de outras entidades. Ele se destinou a difusão das inovações desenvolvidas no campo da tecnologia do concreto armado e protendido.

Esse evento com ampla participação do Brasil e do Exterior. Entre os participantes brasileiros houve destaque para os engenheiros Benjamin Ernani Diaz, que falou da concepção e projeto de pontes protendidas e aduelas, e Bruno Contarini, construtor da ponte Rio-Niterói e de obras concebidas pelo arquiteto Oscar Niemeyer aqui e no exterior.

Durante o evento houve o lançamento do livro O mestre da arte de resolver estruturas – a história do engenheiro Bruno Contarini, de autoria do responsável por este blog.

………………………………………………………………………………………………….

ArcelorMittal

A empresa está presente na ABM Week 2016, apontado como um dos mais importantes encontros técnico-científicos da América do Sul nas áreas de mineração, metalurgia e materiais. Esse evento começou dia 26 e vai até amanhã, dia 30, no Rio de Janeiro. A Arcelor tem estande no Riocentro e participa de plenárias, painéis, mesas-redondas e palestras no Congresso da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

Ociosidade e paralisação

Sondagem realizada na indústria da construção e veiculada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) traz alguns dados preocupantes para a sociedade e que devem e precisam ser examinados com a maior urgência pelo governo. Eles mostram que a capacidade de operação desse segmento industrial caiu para 56% em agosto último e se encontra 10 pontos percentuais abaixo da média do mesmo mês dos anos interiores.

Rsumindo: 44% das máquinas, equipamentos e do pessoal concentrado nessas tarefas estão parados. A luz vermelha nesse setor vem piscando insistentemente. E apontando para Michel Temer.

Para baixo

E, não tem jeito. O Brasil acaba de perder seis posições. Despencou para o 81º lugar entre 138 países no ranking de competitividade global do Fórum Econômico Mundial. É mais do que hora de uma reação do país para ao menos evitar cair ainda mais nesse ranking.