Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 26 de outubro de 2016

Ecofair - 5 feiras de negócios sustentáveis que você precisa conhecer

5 feiras de negócios sustentáveis que você precisa conhecer
October 26, 2016

Desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano - United Nations Conference on the Human Environment (Unche), em Estocolmo, em junho de 1972, não se parou mais de se falar em sustentabilidade. Nestes mais de 40 anos soluções inovadoras têm sido apresentadas todos os anos, nas mais diversas áreas - e a melhor forma de conhecê-las é através das feiras de negócios sustentáveis. Afinal, se por um lado um dos objetivos da sustentabilidade é a preservação do meio ambiente através da economia dos recursos naturais não renováveis, por outro ela significa também redução máxima do desperdício - inclusive de dinheiro. 
Portanto, das feiras de negócios para as PME's, por exemplo, podem surgir oportunidades muito interessantes amigas da natureza e do bolso, que com certeza você não vai querer perder. Veja agora algumas das principais feiras de negócios sustentáveis que já estão marcadas para acontecer no ano que vem.  

Feira de negócios sustentáveis em 2017 
 
O ano de 2017 promete ser fértil em soluções de sustentabilidade, pelo menos no que diz respeito às principais feiras de negócios sustentáveis agendadas para o próximo ano. Neste cenário, o Sudeste vem ganhando destaque como importante celeiro de ideias e inovações, já que todas as confirmadas até agora são feiras de negócios em SP. Vale a pena conferir cada uma delas e já agendar a sua participação. 
 
1. Pollutec Brasil – de 3 a 7 de abril 

 

Durante três dias 100 empresas nacionais einternacionais expõem soluções e inovações em todas as atividades ambientais e de saneamento. A expectativa da organização é de um público de 4 mil visitantes, entre empresas de engenharia, construtores, planejadores urbanos e laboratórios de pesquisa interessados em desenvolver sua rede e encontrar fornecedores. Haverá também workshops e conferências simultâneos à exposição.  

 

Essa é a edição de estreia do evento, que deverá ser bienal e acontecerá no Pavilhão do Anhembi. Entre os setores de alvo estão água e tratamento de efluentes; gestão de resíduos, 

 

reciclagem e limpeza; logística reversa; monitoramento de emissão e qualidade do ar; energia, biomassa e aproveitamento energético de resíduos; eficiência energética; gerenciamento de riscos; desenvolvimento sustentável; instrumentação de análise, medição e monitoramento; agências ambientais; remediação de áreas contaminadas; eco-design; responsabilidade social corporativa; consultoria  e engenharia; pesquisa, inovação e financiamento. 

 

2. Expo Arquitetura Sustentável - de 4 a 7 de abril de 2017 

 

A segunda edição do evento, que acontece no São Paulo Expo, apresenta tecnologias, inovações, conceitos e soluções para o comércio, residências, indústrias e escritórios, integrando a cadeia industrial para a geração de negócios com construtores, incorporadores e arquitetos.  

 

No total, a feira inclui os setores de Aquecimento e refrigeração do ambiente, arquitetura sustentável, automação e segurança, concreto e pré-fabricados, decoração e paisagismo, elétrica e iluminação, energia, biogás, energia eólica, energia fotovoltaica, energia renovável, impermeabilização, produtos e serviços, móveis e materiais de escritório, produtos e serviços facility management, qualidade ambiental interna, revestimentos, serviços profissionais, projetos e consultoria, sistemas acústicos e construtivos, tratamento de resíduos e o uso racional da água, entre outros. 

 

3. Eco Fair – de 19 a 21 de maio 
 

 

A Feira Nacional de Ecologia e Empreendedorismo Sustentável em Ribeirão Preto procura aliar negócios e sustentabilidade, ajudar empresas crescerem de forma sustentável e unificar a visão empresarial com foco no respeito ao meio ambiente e implementação de responsabilidades sociais. A programação é vasta e eclética, a economia colaborativa e solidária estará expressa com parcerias entre organizações sociais da área de saúde, do cooperativismo e de defesa animal. O exercício da reflexão e expressão da criatividade humana estarão presentes com atividades de relaxamento físico e mental e, através de instalações de moda criativa, oficina de arte educação, artes plásticas e grafitagem em tempo real. O público visitante ainda poderá contar com painéis de debates, festival de cozinha vegetariana, rodada de negócios, entre outros.

 

A maior mídia social e que conecta mais de 7 milhões de pessoa no planeta é o alimento. Sua escalabilidade é enorme, pois no Brasil este mercado não chega a 1% da produção de alimentos orgânicos. Enquanto na Austrália alcança 17% da economia. A exposição pretende reunir um mix de empresas criando um grande painel de aproximadamente 200 empresas, que podem ser empreendedores, autônomos e empresas já consolidadas, todas com ações de responsabilidade ambiental ou que forneçam produtos e serviços com foco na qualidade de vida. 

 

As atividades dessas empresas estarão relacionadas a alimentos e bebidas originários de insumos orgânicos; roupas e calçados; bijuterias e biojóias; artigos de couro vegetal ou sintético; sacolas e bolsas de lona ou de algodão orgânico; cosméticos, produtos bióticos (aromas vegetais) e holísticos; produtos homeopáticos e fitoterápicos; artesanato; objetos para decoração, design e utilitários; móveis e material de limpeza biodegradável; bancas de alimentos hortifrutigranjeiros sazonais produzidos a partir da biodiversidade e criatividade brasileira. 

 

A Eco Fair é diferente porque alia a responsabilidade social à sustentabilidade através do viés ambiental, social e econômico. O evento acontecerá no Centro de Eventos Taiwan, em Ribeirão Preto e terá entrada franca para os visitantes da feira e participantes dos eventos simultâneos.

 

4. Feconati - Soluções Sustentáveis para a Construção Civil – de 1 a 4 de junho 
 

Grandes marcas do setor estarão reunidas na quarta ediçãoda Feconati, que acontece na Estação Atibaia, com foco em qualidade de vida.  Lojistas e atacadistas; arquitetos, engenheiros, profissionais da construção em geral, designers de interiores, decoradores e paisagistas; construtores, empreiteiros, representantes de órgãos públicos e estudantes de áreas afins encontrarão stands de exposição em ambiente interno e externo que pretendem oferecer uma experiência diferenciada através da exposição à luz do sol. 

 

 

5. BW Expo – de 7 a 9 de junho 
 
O evento internacional para os setores de gestão de água, resíduos, ar e energia terá feira, rodada de negócios e programa de conferências, sempre com foco no que há de mais novo e moderno em relação ao assunto, visando garantir a sustentabilidade do meio ambiente. A BW Expo reunirá empresas de equipamentos, produtos e serviços para quatro macro setores, voltadas para o público alvo formado pelas áreas de gestão ambiental de grandes indústrias; autarquias municipais, estaduais e federais; empresas de engenharia; empresas de gestão de resíduos; empresas de saneamento; aterros sanitários; empresas de transformação de resíduos em energia; instituições financeiras; órgãos federais, estaduais e municipais; empresas preocupadas com sua responsabilidade social; e empresas que buscam soluções para obterem a Certificação ISO 14001, entre outras.