Publicado em 29 de novembro de 2016 por Mecânica de Comunicação
Missão de empresários italianos discute investimentos em infraestrutura
Evento contou com a apresentação de representantes do governo brasileiro e de entidades setoriais, como a Sobratema
Mais de 50 empresas italianas estiveram em São Paulo, nos dias 24 e 25 de novembro, para debater as oportunidades de negócios e investimentos no Brasil nos próximos anos. "O Brasil, apesar da crise, representa um oportunidade de investimento importante, pelo seu capital humano, pelo ajuste fiscal que foi votado pelo Parlamento", disse o vice-ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Ivan Scalfarotto.
Uma das áreas de interesse para negócios é a infraestrutura. Em 2015, as empresas italianas de construção iniciaram mais de 230 novos canteiros de obras no exterior, o que equivale a €17,2 bilhões em novos contratos. A participação dos trabalhos realizados no exterior no faturamento total dessas empresas passou de 31%, em 2014, para expressivos 70%, em 2015. A América do Sul concentra a maior parte desses trabalhos (23%).
O Fórum Brasil-Itália reuniu mais de 500 executivos de ambos os países e contou com a apresentação de representantes do governo, de agências de fomento, de bancos e de entidades setoriais, como a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, que falaram sobre as “Soluções para a Expansão da Infraestrutura no Brasil”.
Afonso Mamede, presidente da entidade, fez uma análise do cenário atual da infraestrutura no país e elencou os oito principais gargalos do setor: funding, legislação, meio ambiente, segurança jurídica, movimentos sociais, projeto, construtoras e outorga onerosa. “A maioria dos gargalos citados já está sendo resolvida”, ressaltou. “A realização deste evento ocorre no momento certo porque a tendência é que o Brasil comece a sair da crise no próximo ano. E, historicamente, nosso país realizou retomadas fortes e rápidas”.