Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 20 de março de 2025 por Mecânica de Comunicação

Sobratema inclui novos modelos de máquinas no Programa Custo Horário de Equipamentos

O programa Custo Horário de Equipamentos, da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), recebeu novos modelos de máquinas, passando de 1.778 para 1834 tipos de equipamentos, o que representa um acréscimo de 56 novos modelos em relação à última atualização, realizada em agosto de 2024.

Com esssa atualização, os associados da entidade contam com uma ferramenta completa para realizar a simulação dos principais custos horários de equipamentos disponíveis para aplicação em território nacional. O programa permite customizar os parâmetros e preços sugeridos para cada máquina.

Ao avaliar os seis principais itens que compõem o custo horário dos equipamentos: propriedade, manutenção, material rodante, combustíveis/lubrificantes, peças de desgaste e mão de obra de operação, o programa contribui para o planejamento dos usuários de máquinas, desde a decisão de compra até as paradas de manutenção. Isso porque, em cada parcela, existem subitens que são importantes na composição final do custo.

No item propriedade, por exemplo, estão incuídos a depreciação da máquina, juros, seguros e licenciamento. Em manutenção, são consideradas a mão de obra de manutenção e as peças, enquanto em combustível e lubrificantes, os preços médios do óleo diesel e do óleo lubrificante e o consumo médio de diesel por hora.

Para o público em geral, a Sobratema reuniu, em uma tabela resumo, os valores médios de 125 categorias de equipamentos, divididos em 34 famílias. Para consultar as informações é so acessar a página da tabela no site oficial da entidade. Outra forma é apontar a câmera do celular para o QR Code disponível na Revista M&T tanto na versão impressa, como na edição online.

O Programa Custo Horário de Equipamentos é atualizado semestralmente, a partir de uma pesquisa com os principais fabricantes, fornecedores e usuários de equipamento do país.