Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 17 de janeiro de 2017 por Mecânica de Comunicação

BW Expo 2017: Sistemas de drenagem garantem a segurança e a qualidade de vida nas cidades

Feira será promovida em junho e destacará tecnologias, sistemas e equipamentos para o segmento de drenagem

Essenciais para garantir a segurança e o conforto das pessoas que vivem em áreas urbanas e rurais, os sistemas de drenagem também são importantes na questão da sustentabilidade, uma vez que possibilitam um uso e escoamento mais assertivos da água pluvial, reduzindo o desperdício e melhorando a qualidade desse recurso natural.

 

“Comprometer a qualidade da água pode inviabilizá-la ou tornar seu uso impraticável, tanto em termos técnicos quanto financeiros. A conscientização sobre a preservação do recurso e uma mudança de cultura podem contribuir para a redução da sobrecarga nas redes de drenagem e ajudar a melhorar a qualidade da água utilizada pela população, de maneira geral”, afirma o engenheiro Fernando Hermann Wickert, diretor da ACO Brasil e América do Sul, que estará presente na BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de junho de 2017, em São Paulo, durante Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos.

 

Atualmente, são diversas soluções, ferramentas, dispositivos e equipamentos que auxiliam no controle da umidade, eliminando a quantidade demasiada de água e atenuando, assim, as consequências prejudiciais. Essas tecnologias, que estarão na BW Expo 2017, contribuem também para uma manutenção dos sistemas de drenagem que já estão em funcionamento. “Outro ponto importante é atender a demanda crescente por projetar assertivamente o volume de escoamento da água em obras de todas as escalas, diminuindo o risco de inundações e contaminações”, explica Wickert.

 

Também no mercado estão sistemas de drenagem sustentável, como os pavimentos permeáveis, telhados verdes, trincheiras de infiltração, jardins de chuva e poços de infiltração, que facilitam a penetração da água pluvial no solo e ajudam a tratar parte da poluição difusa. “A realização da BW Expo 2017, durante a Semana das Tecnologias Integradas, vai aumentar sua amplitude e, com certeza, vai abranger muito mais qualidade a respeito do meio ambiente, principalmente, a construção verde, que precisamos tanto já que as edificações geram menos resíduos, contribuindo muito para o meio ambiente e para o nosso dia a dia”, destaca Uladyr Ormindo Nayme, presidente da Associação dos Engenheiros e Especialistas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e do Meio Ambiente (ASEC CETESB).

 

Segundo Wickert, o universo qualificado de visitantes da BW Expo permite mostrar a alta tecnologia envolvida no processo de desenvolvimento de produtos, bem como a relação direta dos benefícios que isso traz à manutenção e redução de custos gerais da drenagem.

 

Além da BW Expo 2017, a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos contará também com a Construction Expo 2017Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos, a M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, e o Summit 2017, maior evento de conteúdo da área da construção e do setor do meio ambiente do mercado brasileiro.