Publicado em 24 de janeiro de 2017 por Mecânica de Comunicação
Construction Expo 2017: Novas tecnologias em fôrmas e escoramentos contribuem para o incremento da produtividade em obras de arte
Feira será promovida em junho e reunirá a cadeia da construção para apresentar novidades em materiais, serviços e equipamentos
O sistema de fôrmas e dos escoramentos precisa ser selecionado de maneira precisa porque sua execução influencia diretamente na qualidade das estruturas das pontes e dos viadutos. Outro fator a ser considerado é que esses elementos, que dão forma à estrutura, precisam suportar cargas e esforços de concretagens seguindo as normas técnicas, o que torna imprescindível que esse sistema seja aplicado de maneira eficiente.
Nesse mercado dinâmico, os fornecedores de fôrmas e escoramentos investem continuamente para trazer inovações tecnológicas ao mercado, como o sistema steel deck, composto por painéis modulares estruturados em alumínio e revestidos com chapa compensada plastificada, e as mesas voadoras, que são indicadas para estruturas de concreto com muitas repetições. E isso poderá ser visto na
Construction Expo 2017 – Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos, a ser promovida entre os dias 7 e 9 de junho de 2017. “É um evento que traz uma visão interessante de integrar algumas áreas da cadeia da construção civil, sendo voltado, principalmente, para as construtoras. Pelo conceito, acreditamos que a feira tem tudo para ser um sucesso”, afirma Flávio Melo, da área de marketing da ULMA Construction.
A Ponte Itapaiúna, localizada na Marginal Pinheiros na cidade de São Paulo, é um exemplo de aplicação assertiva do sistema de fôrmas e dos escoramentos. Inaugurada recentemente e com 340 metros de extensão, foi construída com o balanço sucessivo CVS da Ulma Construction, que está apto para execução de tabuleiros e arcos de pontes de grandes vãos – neste caso, aproximadamente 113 metros de comprimento entre as duas extremidades do rio Pinheiros. As vantagens tecnológicas consistem em seu sistema hidráulico de movimentação, alta capacidade de carga e leveza, que proporciona agilidade e economia.
Outras tecnologias também estão sendo utilizadas para a construção de obras de arte, como é o caso da ponte estaiada da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, com 250 metros de extensão sobre o canal da Barra e que é suspensa por 52 conjuntos de cabos de aço, totalizando 5500 metros de estais, fixados a dois pilares de 72 metros de altura. Esses pilares foram construídos com um sistema de execução de fôrma utilizado pela primeira vez no país: o ATR, da Ulma Construction, composto por consoles trepantes, fôrmas e um sistema hidráulico que é responsável pela movimentação do conjunto em etapas sucessivas. Essa técnica foi escolhida, entre outros motivos, pelas diferentes inclinações dos pilares – um lado com 25 graus e outro com 21 graus.
Considerada a feira do profissional da construção, a
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