Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 22 de fevereiro de 2017

News Rufix - Ano de diversos obstáculos perante um cenário econômico desafiador

Sabemos que 2016 foi um ano de diversos obstáculos perante um cenário econômico desafiador.

Mas, como disse Alexandre Garcia, “Não sejamos muito injustos com 2016. Afinal, foi nele que começamos a nos livrar do mal.” E, mesmo que lentamente, acreditamos que começamos a caminhar para um reequilíbrio econômico. Conforme pesquisa da Anamaco, Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, em outubro estimava-se que o faturamento de 2016 cairia 8% em relação ao de 2015 e, em dezembro, constatou-se uma queda inferior à previsão, ficando em 6%.”

construcao

Mesmo com essa baixa de 6%, o resultado do segundo semestre de 2016 foi 4% superior sobre o do mesmo período no ano anterior. Ainda no ramo da construção civil, a Sobratema, Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, realizou um estudo que prevê um aumento de 7,8% para 2017, enquanto a Anamaco espera um crescimento de 3% no primeiro semestre e 6% no segundo. Já no setor automobilístico, segundo o Bradesco, nesse ano a comercialização deve crescer 2% em relação a 2016, preparando o mercado para um avanço ainda maior em 2018.

Estimando uma elevação do PIB em 1,2% em 2017, o Governo Federal acredita que o mercado automobilístico crescerá ainda mais, premissa a qual o presidente da Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, de maneira otimista, apoia.

automobilistico

A indústria, em geral, vê o princípio de uma fase de melhorias em 2017. Para o presidente da Fundação das Indústrias do Ceará, as ações tomadas pelo Governo para driblar as dificuldades são animadoras e devem trazer resultados positivos. Segundo o IBGE, o mês de novembro apresentou uma leve melhora no mercado industrial.

Índice de Confiança na Indústria subiu em janeiro

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostrou que 2017 começou mais otimista.

empresarios

A indústria, em geral, demonstra entusiasmo não só no presente, como também no futuro: o Índice de Expectativas (IE) passou de 4,7 pontos para 91,0 pontos, e o Índice da Situação Atual (ISA) subiu de 3,8 pontos para 87,0 pontos. Esses dados foram divulgados pela Revista Exame, leia o artigo completo aqui.

A Rudolph Fixações está confiante que em 2017 buscaremos melhores oportunidades em um cenário econômico que começa a dar sinais de recuperação.