Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 04 de abril de 2017 por Mecânica de Comunicação

BW Expo 2017 contará com soluções para monitoramento da qualidade da água

O Brasil possui um enorme potencial hídrico, por deter parte significativa desses recursos do planeta, com cerca de 12% de toda a água doce do planeta e 200 mil microbacias espalhadas em 12 regiões hidrográficas, como as bacias do São Francisco, do Paraná e a Amazônica, que é a mais extensa do mundo. Em relação à distribuição per capita, a vazão média de água no Brasil é de aproximadamente 33 mil metros cúbicos por habitante por ano, uma valor 19 vezes superior ao valor mínimo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) – de 1.700 m³/hab/ano. 

A importância desse recurso natural para a saúde, bem estar e vida das pessoas motivou, há vinte anos, a sanção da Lei nº 9.433, mais conhecida com Lei das Águas, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), mudando a forma como os recursos hídricos eram vistos e colocando-os nas prioridades das políticas públicas nacionais. 

Um dos instrumentos previstos para uma gestão hídrica eficiente é o enquadramento dos corpos hídricos em classes de uso preponderante, o que exige o monitoramento da qualidade da água. Isso engloba as análises laboratoriais e os testes ecotoxicológicos, que forneçam informações assertivas sobre a toxicidade da amostra, avaliando os efeitos combinados dos diferentes organismos presentes na água. 

A Acqua Consulting, empresa especializada em biomonitoramentos, oferece serviços laboratoriais e de assistência técnica para o controle operacional de Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs), objetivando aumentar a eficiência do tratamento e reduzir custos com insumos e energia. “Através dos nossos serviços é possível a indústria identificar em que nível seus efluentes líquidos estão impactando o corpo receptor e assim tomar ações corretivas direcionadas que minimizem esses impactos”, afirma Ana Luiza Fávaro, diretora técnica da companhia, que irá participar da BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, que ocorrerá de 7 a 9 de junho, no São Paulo Expo, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos.

Com tecnologias específicas para avaliar a causa da toxicidade de efluentes industriais e domésticos e oferece soluções para reduzir ou até eliminar a toxicidade, a Acqua Consulting ainda disponibiliza um serviço que permite que a indústria consiga se adequar as condições e padrões de lançamentos de efluentes, tal como a resolução da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) 03/2000 e/ou art. 18 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) 430/11. “O nosso grande diferencial é o estudo TIE (Toxicity Identification Evaluation), com o qual conseguimos identificar que substância em um efluente industrial é responsável por causar toxicidade”, explica.

Único evento que contempla os quatro macrovetores ligados à sustentabilidade ambiental, a BW Expo apresentará ainda na área de gestão de água novidades para extração de água, membranas, proteção costeira, controle de inundação, bombas, aeradores, separadores, tubulações, conexões e sistemas de drenagem. Também estarão em exposição produtos, serviços e equipamentos voltados para gestão do ar, de resíduos e de energia.

A Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos contará ainda com a Construction Expo 2017 – Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos, a M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, e o Sobratema Summit 2017, maior evento de conteúdo da área da construção e do setor do meio ambiente do mercado brasileiro.