Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 24 de março de 2017

Guindastes.com - Participe do Sobratema Workshop 2017 em abril

Participe do Sobratema Workshop 2017 em abril

Abaixo, seguem mais informações.

Sobratema Workshop 2017: Tecnologia e os requisitos necessários para alcançar a excelência na gestão da manutenção

Assunto será apresentado pelo engenheiro Silvimar Fernandes Reis, autor da obra técnica Conversando com a Máquina

A assertividade e a eficiência no planejamento e do seu controle na gestão de manutenção de equipamentos e de veículos em uma frota fazem toda a diferença em termos de otimização de custos e aumento da produtividade. No entanto, para alcançar esse objetivo, é necessário competência, habilidade e atitude (CHA).

“A gestão tem muito a ver com atitude. A manutenção, na prática, não se aprende em faculdade, então será o espelho de quem estiver à frente dela. A equação para gestão de ativos é muito complexa, envolve processos, resultados, indicadores, além do que ela (manutenção) não está sozinha e se relaciona com recursos humanos, treinamento, administrativo (compras, estoques), financeiro, planejamento, dentre outros setores de uma empresa”, explica Silvimar Fernandes Reis, consultor em Gestão de Ativos do Grupo Galvão e do Grupo Mobibrasilque ministrará a palestra A Gestão da Manutenção e a Importância de seus Indicadores no Sobratema Workshop 2017, que ocorrerá no dia 5 de abril, em São Paulo. 

A questão do planejamento e do seu controle são essenciais também para a área de manutenção de ativos. “Um projeto bem planejado e controlado traz substanciais ganhos em curto espaço de tempo e, também, não podemos mais trabalhar na imprevisibilidade levando a um ambiente de crise e caos”,  explica.

No caso do controle, Reis aponta que a escolha da melhor variável é fundamental para maximizar o resultado. “Um ativo ao longo de sua vida pode ter mais de uma, conforme a severidade da aplicação ou de um momento específico. Quem acerta na escolha da variável (calendário, km, hora, combustível acumulado) terá significativos ganhos, mas, infelizmente, não é prática normal. Os sistemas de manutenção disponíveis não contemplam ainda esta necessidade, não acompanham esta dinâmica”, analisa. “Um software de manutenção contemplando também rodante, fuidos, produtividade precisa ter inteligência para indicar a melhor unidade de controle, de acordo com a severidade da aplicação, e também indicadores de performance, de manutenção e econômicos, aproveitando as tecnologias hoje disponíveis”, sugere.

Outro fator importante que contribui na boa gestão de ativos é a seleção correta desses indicadores, que podem variar de acordo com o segmento e com o tipo de projeto. Sua definição deve seguir alguns critérios, como importância, aplicabilidade, compreensão, mensuração, fácil coleta, estar relacionado a algum objetivo, entre outros. Com relação à obtenção dos dados, o palestrante do Sobratema Workshop 2017 destaca o recurso da telemetria como uma ferramenta tecnológica hoje indispensável. “Com ela, não analisaremos relatórios do mês passado, faremos, em tempo real, o melhor resultado possível, colocando os operadores, motoristas ou outros colaboradores operacionais no comando das ações para obtenção desse objetivo”, complementa.

O engenheiro, que é autor da obra Conversando com a Máquina, destaca ainda a possível Gestão do Conhecimento. “O diagnóstico, a correlação de indicadores, dentre outros, permitem a sistematização da forma como um especialista analisa e toma decisões e a tecnologia pode ajudar na fixação deste conehceimnto”, afirma.

Além de Reis, a programação do Sobratema Workshop 2017 terá as apresentações de Luiz Gustavo R. de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel, que trará informações sobre cases na área de manutenção de equipamentos, e do engenheiro mecânico e consultor Norwil Veloso, autor do livro Gerenciamento e Manutenção de Equipamentos Móveis, que fará uma apresentação técnica sobre as práticas atuais de manutenção. A abertura ficará a cargo do presidente da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração), Afonso Mamede.

Já o painel de debates, moderado por Claudio Schmidt, diretor executivo da Sobratema, contará com a presença dos palestrantes e dos especialistas: Alisson Daniel, diretor da Escad Rental; David Rodrigues, CEO da Makro Engenharia de Movimento; Fernando Guimarães, diretor executivo da Viação Cometa S/A; Ivan Montenegro, diretor de Implantação e Operação da New Steel; Marcos Iwamoto Ferreira, da Embú S/A, e Pedro Buffoni, gerente de Suprimentos da Mobibrasil.