Publicado em 29 de maio de 2017 por Mecânica de Comunicação
O Seminário Compliance a ser realizado no dia 9 de junho, no Sobratema Summit 2017, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, vai reunir especialistas para debater os principais aspectos desse sistema de autogovernança, que é implementado pelas empresas para adequar suas condutas às exigências legais vigentes. As inscrições para participar deste seminário podem ser feitas neste link.
Com o objetivo de dar uma abordagem dos princípios e práticas de gestão de riscos corporativos, o Seminário pretende familiarizar o congressista com a moldura legal relevante e com os principais elementos de um programa de compliance, bem como promover a compreensão de questões e problemas legais correlatos. “Nos últimos anos, especialmente em matéria de anticorrupção, o assunto tem figurado no topo da lista de prioridades de grande parte das empresas”, argumenta Carlos Ayres, sócio da Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados e coordenador e professor do Curso de Compliance da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas.
Ayres ministrará a primeira palestra no Seminário, “Contexto do combate à corrupção no Brasil e no Mundo”, que traçará um panorama da legislação anticorrupção, discutirá os riscos para empresas do setor da construção e mineração e formas de mitiga-los. Segundo o professor, a partir da análise dos elementos comuns das principais legislações nacionais e internacionais, é possível verificar significativa convergência e agrupá-los em cinco aspectos centrais para que o programa de compliance possa ser considerado efetivo. São eles: suporte da alta administração, análise de riscos, implementação de políticas e procedimentos, comunicação e treinamento e monitoramento.
Fernanda Rovella Bidlovsky, advogada da Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados, vai proferir apresentação sobre “Benefícios de um programa de compliance”, no qual vai analisar e discutir as etapas para a implementação ou aprimoramento dos programas de compliance. Entre os aspectos positivos proporcionados pelo programa compliance destacam-se: o benefício à imagem da empresa, conferindo-lhe vantagem competitiva e maior proteção aos acionistas, além de prevenir, detectar e corrigir irregularidades.
Já a palestra “Mecanismos de integridade e a Lei Anticorrupção”, a ser apresentada por Antonio Carlos Vasconcellos Nóbrega, Corregedor-Geral da União, membro do Ministério da Transparência, no qual a adoção e o constante aperfeiçoamentos do chamado “compliance anticorrupção” tem aptidão para resultar em inegáveis ganhos para as empresas. Além da questão reputacional, a certeza de que uma empresa pauta sua atuação em princípios relacionados à ética e probidade garante sua valorização no mercado e evita consequências jurídicas indesejadas.
A programação do Sobratema Summit 2017 também contará com o 5º Fórum MATCON, promovido pela Agenttia, o Fórum Obras de Infraestrutura Sustentável: Perspectivas e Oportunidades de Negócios, do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), o 5º Congresso Nacional de Valorização do Rental, da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas (Analoc) e com os seguintes seminários: Construção Industrializada, organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), Sistemas de Impermeabilização, promovido pelo Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), Materiais Geossintéticos, Alta Qualidade Ambiental, promovido pela Fundação Vanzolini, Desempenho e Novas Tecnologias do Concreto, Seminário Técnico Semana das Tecnologias Integradas, A Expertise Alemã no Tratamento de Resíduos, Arquitetura Contemporânea e Sustentável, BIM – Desafios e Oportunidades, Gestão do Tratamento de Efluentes para a Proteção da Vida Aquática e Controle Operacional de ETEs e Monitoramento Ambiental.
Considerado o maior evento de conteúdo do mercado da construção e da área do meio ambiente, Sobratema Summit 2017 irá reunir renomados especialistas e profissionais do Brasil e do exterior que trarão informações atualizadas para embasar decisões importantes de empresários, executivos, engenheiros, arquitetos, projetistas, profissionais, pesquisadores e acadêmicos e de representantes da administração pública, especialmente, dos municípios (prefeitos, secretários, vereadores, entre outros).
A Semana das Tecnologias Integradas contará também com a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, a Construction Expo 2017 – Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos e a M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração. .
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade