Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 07 de junho de 2017 por Mecânica de Comunicação

Indústria da construção entra na era da economia compartilhada

A tecnologia disruptiva chegou na indústria da construção com o aluguel de equipamentos da indústria pesada e leve através da plataforma Alugalogo, startup que permite a locação de forma descomplicada e rápida. Seguindo o conceito da economia compartilhada, adotada por mercados conservadores como os de transporte, dos táxis ao uber; da locação tradicional de imóveis para plataformas que alugam por temporada, como o Airbnb, chegou a vez de locadores de máquinas. “Hoje isso é possível em tempo real”, afirmou o engenheiro Caio Almeida, sócio da Alugalogo, durante sua palestra realizada num fórum na Semana das Tecnologias lntegradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, que vai até sexta-feira (9) no São Paulo Expo.

Hoje, a plataforma possui mais de 2 mil equipamentos pesados e mais de 3500 equipamentos da linha leve cadastrados. Na linha leve, em apenas um mês de operação, foram mais de 180 pedidos. 

A novidade, segundo Almeida, é o recém-lançado aplicativo para gerenciar os inputs dos equipamentos, sendo 100% customizáveis e o engenheiro gerencia online ou off-line em tempo real. O app conta, ainda, com um módulo de controle de combustível, apontamento de almoço do operador e do mecânico, alertas de correção de manutenção preventiva.