Publicado em 08 de junho de 2017 por Mecânica de Comunicação
O Fórum MATCON, que integra a programação do Sobratema Summit 2017, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, debateu como as estratégias digitais de comunicação podem aproximar a indústria do usuário final. O case, apresentado por Suzanne Darie, da área de Comunicação Corporativa & Marketing Sales Region Americas da Volvo Construction Equipment, destacou os desafios na integração digital no relacionamento e negócios com os canais de vendas e marketing. “Apesar da maioria dos países da América Latina falar o mesmo idioma, eles possuem culturas distintas, o que dificulta a comunicação da fábrica com o cliente final”.
O desafio foi focar em inovação na comunicação através das mídias sociais (facebook, canal do YouTube e Instagram), cada um com um tipo de abordagem para o segmento de atuação da Volvo CE, focando nos públicos consumidores de três marcas distintas: Volvo (marca premium), Telex Trucks, SDLG (marca chinesa, com presença no Brasil que atua no segmento de equipamentos robustos e não exige tecnologia embarcada).
O resultado foi sair de um índice de curtidas no faebook da ordem de 1.396 em 2016 para mais de 264 mil lem 2016. Além dos números, a estratégia nas mídias sociais proporcionou a identificação de seu principal usuário: os operadores de máquinas no Brasil. Para 2017, Suzanne aposta no YouTube como ferramenta para que os operadores de máquinas que estão no canal testem os equipamentos e disseminem os benefícios da microescavadeira. Assim, esses operadores serão os maiores influenciadores e, consequentemente, identificados como embaixadores da marca.
Em outra palestra, Victor Penedo, presidente da Corporate Transitions International, trouxe uma nova abordagem e visão de gestão em tempos modernos, onde a internet e as novas tecnologias tornaram o tempo de pensar as estratégias e os caminhos das organizações mais abreviado, em meio a uma sociedade que ainda vive o modelo top down, com um líder e seus subordinados. Ele defendeu a ideia de que as organizações, culturas, pessoas e países, devam atuar num modelo de rede, partindo de sete pilares, o que definiu sua própria metodologia chamada Maturity Index: confiança, compromisso, co-criação, conexão, comunicação, carinho; celebração e correção do curso. Essa visão, segundo ele, evita os chamados tsunamis sociais, que hoje estamos vivendo em todo o mundo porque as pessoas vivem de forma hierarquizada.
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