Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 08 de junho de 2017 por Mecânica de Comunicação

Palestrantes do Fórum MATCON chama atenção para impactos ambientais dos materiais de construção

A indústria de material de construção precisa atentar para uma mudança que se aproxima e que envolve ações para medir o impacto de sua produção no ambiente, considerando toda sua vida útil, da extração da matéria-prima até o descarte; tomar precauções quanto a riscos de saúde que possam causar ao usuário; além de atentar para a necessidade de ter certificados de conformidade ambiental. A avaliação foi feita por Roberto de Souza, diretor presidente do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações durante palestra no Fórum MATCON, que integra a programação do Sobratema Summit 2017, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, realizada até amanhã (9), no São Paulo Expo.

Para conseguir acompanhar essa tendência, segundo Souza, o fabricante de material de construção precisa pensar fora dos padrões. “Todos devem compreender que o 40% do consumidor atual já revelou, em recentes pesquisas, que está disposto a pagar um pouco a mais por um produto que se mostrar mais sustentável”, observou. Jorge Batlouni, vice-presidente do Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo, que também participou do Fórum, enfatizou que também o varejista de material de construção deve estar atento a tais tendências. “Assim como os canteiros de obras se profissionalizaram, também os lojistas necessitam ter um estabelecimento mais moderno, atento a produtos que atendam as normas técnicas e que sejam sustentáveis em todos os sentidos”, afirmou.

Em outra palestra do Fórum MATCON, que tratou do comportamento e tendências do “novo” consumidor, Ana Fiorati, diretora da Advantage Group Brasil, fez questão de enfatizar a tendência denominada “gestão colaborativa”, que pressupõe uma atuação do lojista bem mais próxima das indústrias de materiais de construção. “Trabalhar de forma colaborativa é cada vez mais uma questão de sobrevivência e de diferenciação no mercado. E em recentes pesquisas, constatou-se que o tema

Gestão colaborativa avançou do 11º lugar para o 8º entre 40 temas ligados ao marketing de varejo”, comentou a consultora, acrescentando que essa tendência envolve aspectos ligados a rentabilidade, sortimento, experiência de compra, abastecimento, equipe, planejamento e controle.