Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 08 de junho de 2017 por Mecânica de Comunicação

Sustentabilidade chega à concessão de créditos

 A sustentabilidade em obras é uma exigência cada vez maior a cada dia que passa. E a próprias instituições financeiras já colocam a questão como fundamental para a liberação de financiamentos. Tanto que o Banco Mundial (BID) mantém em sua unidade de concessão de créditos - o IFC (International Finance Corporation) - a especialista em meio ambiente Cristina Catunda, para análises com foco na sustentabilidade.

Em palestra durante o seminário “Obras de Infraestrutura Sustentável: Perspectivas e Oportunidade de Negócios”, no Sobratema Summit 2017, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, que termina nessa sexta-feira (9) no São Paulo Expo, Cristina lembrou que hoje é preciso que o mercado se adapte à exigências socioambientais para se candidatar a financiamentos. “Nossa função é prevenir ou mitigar riscos, impactos negativos ou danos ambientais. Nos casos em que isso é irreversível, definimos compensações”, diz.

Já Beatriz Codas, diretora da Geasanevita, empresa de projetos em saneamento sustentável e infraestrutura verde, disse que existem oportunidades para investidores na busca pelo uso racional e reuso de água. “É preciso termos equipamentos urbanos adequados, que façam captação e tratamento de água e esgoto de forma a garantir a utilização racional e a eficiência na distribuição”.