Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 08 de junho de 2017 por Mecânica de Comunicação

Geossintéticos podem contribuir com a pavimentação no país

Atualmente, 87% das rodovias do Brasil não possuem pavimentação. O uso de geotêxtil, como poliéster e outros materiais geossintéticos ajudam a avançar nessa questão, uma vez que esse materiais possuem uma maior durabilidade e são mais baratos comparados utilização de outras alternativas.

Para um uso efetivo desses materiais, é preciso um estudo do solo, controle de qualidade de materiais, projetos bem desenvolvidos, entre outras questões. Porém, mesmo com essas pontos a serem revistos, a estimativa é positiva. A previsão para o crescimento mundial no mercado de geossintético até 2020 é de um volume de vendas de até 7,3 bilhões de metros quadrados. Mas os resultados no momento  são bem satisfatórios, já que o mercado de mineração, por exemplo, consome hoje 40% da demanda dos materiais geossintéticos produzidos.

O seminário Materias Geossintéticos, que aconteceu nesta quinta-feira, 08, no Sobratema Summit 2017, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, também tratou dos estágios para a concepção e implementação de sistemas de contenção feitos com geossintéticos, abordando questões de instalação e que tipos de testes devem ser especificados para garantir a qualidade do produto e a instalação adequada do sistema, e dos geossintéticos usados para a proteção costeira e margens de rios.