Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 08 de junho de 2017 por Mecânica de Comunicação

Sondagem divulgada na Semana das Tecnologias Integradas mostra que 69,4% das calçadas brasileiras são irregulares

Uma sondagem feita pela ONG Corrida Amiga e divulgada nesta quinta-feira (8), no programa Vivacidade, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, que termina nesta sexta-feira (9), no São Paulo Expo, concluiu que 69,4% das calçadas brasileiras são irregulares. A sondagem foi feita com base em diversas campanhas promovidas pela ONG em diversas cidades do país e envolveu a avaliação de 1.642 pontos de calçadas em todo o país, que foram “fiscalizados” por cidadãos por meio de fotos enviadas e postadas em mídias sociais.

Além de irregularidades nos pisos, o levantamento apontou que, em 12,2% dos pontos avaliados, havia falta de acessibilidade; e em 5,5% dos casos simplesmente a calçada não existia. Foi detectado ainda buracos, entulhos, estacionamentos irregulares sobre as calçadas, além da colocação de mesas e cadeiras de estabelecimentos comerciais. “A ideia surgiu de uma brincadeira que fizemos, mas houve uma adesão voluntária tão grande nas redes sociais que decidimos formatar a sondagem”, explica Silvia Stuchi, coordenadora da ONG Corrida Amiga.

Essa apresentação fez parte das atividades do Programa VivaCidade, que está mostrando na Semana das Tecnologias Integradas um recorte urbano, onde os visitantes poderão ver uma mostra de excelência em termos de pavimentação, acessibilidade, mobilidade e calçadas. 

Semana das Tecnologias Integradas conta om a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, a Construction Expo 2017 – Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos e a M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração.