Publicado em 09 de junho de 2017 por Mecânica de Comunicação
Nesse contexto, o uso da tecnologia tem sido um grande aliado para gerar ganhos de compactação de resíduos e aumento da vida útil dos aterros. Mas, para que seja adotada a tecnologia adequada, é preciso que os agentes envolvidos no processo tenham a leitura correta das características de seus aterros, sob pena de verem frustrada a eficácia do investimento tecnológico. A conclusão está baseada em casos de implantação de aterros sanitários apresentados durante o Sobratema Summit, na Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, que termina nesta sexta-feira (9) em são Paulo.
Uma das experiências bem-sucedidas no casamento tecnologia/inteligência foi registrada em Salvador entre 2012 e 2015, pela empresa Quarter Landfill. Os resultados mais expressivos foram em função da densidade obtida. Houve economia de um grande espaço físico e aumento de tempo de 40% de exploração de uma mesma área, o que representou a potencialização do investimento feito em toda a implantação do aterro. “Sem um software associado ao equipamento – que é essa expertise de trabalho e inteligência humana -, os resultados não teriam sido alcançados”, avalia Newton Sandes Pimenta, diretor executivo da empresa.
A constatação de que é preciso também investir nos ativos humanos para potencializar os benefícios proporcionados pela tecnologia é compartilhada por Ludwig Streff, gerente geral da Área de Resíduos Sólidos da ICP, ao citar o caso do tratamento mecânico biológico realizado em Sófia, na capital da Bulgária. Segundo ele, foram investidas quantias vultosas para tratar resíduos, mas o trabalho quase ficou comprometido em razão da falta de preparo adequado para operar e fazer a manutenção das tecnologias adotadas. “Esse é um bom exemplo que pode servir de referência para que outras capitais pelo mundo não incorram no mesmo erro quando decidirem investir em seus aterros”, conclui.
A Semana das Tecnologias Integradas contará também com a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, a Construction Expo 2017 – Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos e a M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade