Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 09 de junho de 2017 por Mecânica de Comunicação

Projeto Renova Centro foca em revitalização do espaço público

Modernizar as calçadas, melhorar a coleta de lixo, reduzir a poluição sonora e visual, além da instalação de banheiros públicos. Essas foram as principais reivindicações de moradores e comerciantes do “centro novo” de São Paulo, ouvidos pelo programa Renova Centro, da prefeitura paulistana. A pesquisa foi apresentada durante palestra no programa Vivacidade, dentro da Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, que está apresentando um conjunto de palestras e atividades que abordam mobilidade urbana, sustentabilidade e ocupação do espaço público em metrópoles.

O Renova Centro é uma iniciativa de órgãos públicos e privados com o intuito de revitalizar uma área central da cidade de São Paulo conhecida como centro novo, quadrilátero formado pelas ruas Xavier de Toledo, avenida Ipiranga, avenida São João e a São Luiz. Estima-se que setecentas mil pessoas circulem todos os dias por essa região, embora apenas 10% desse total resida no centro.

 “O que estamos fazendo hoje é levar até a prefeitura o resultado dessa pesquisa e planos para solucionar os problemas que envolvem estes cinco itens”, comentou Jorge Duarte, residente do Conselho de Desenvolvimento Local da FeComercioSP, uma das apoiadoras da iniciativa.   

O plano tem como meta pôr em prática as medidas de revitalização do centro novo até 2.020 e replicar as ações em outras regiões do centro, como Sé e República, até 2.030. “No futuro, vamos trabalhar na próxima fase do projeto Vivacidade, que incluirá questões de habitação popular”, aponta Duarte.