Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 08 de junho de 2017 por Mecânica de Comunicação

Certificação ISO 14001 requer informatização estruturada e integrada para se manter atualizada e acessível

Preencher os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental (Certificação ISO 14001) é uma tarefa que mobiliza todas as áreas de atuação das empresas. Uma vez preenchidos os requisitos e obtida a certificação, o próximo desafio é manter o conjunto de indicadores numa base de dados retroalimentável, acessível e de gestão integrada de seus módulos – principalmente durante os processos posteriores de checagem e auditoria.

Manter um sistema com base de dados atualizada e inteligente demanda tempo e investimento contínuo na alimentação das informações (metodologia Planejar-Executar-Verificar-Agir). Por isso, a obtenção da Certificação ISO 14001 é trabalhosa e cara. Durante o ITF Forum, na Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, a Glauco Tecnologia apresentou um case de sucesso de Gestão Integrada de Informações, implantado na Cosipa (atual Usiminas) e que, hoje, na modalidade de Software como Serviço (SaaS – Software as a Service), se firmou como um paradigma de informatização estruturada e integrada dos processos de Certificação ISO 14001, adotado pelas maiores corporações que operam no Brasil.

O software integra os módulos de Gestão e Controle de Documentos (externos e internos), Gestão de Projetos, Gestão de Resíduos Sólidos (com indicadores e mensuração de resultados), Controle de Efluentes, Módulo de Business Intellegence, Aviso de Vencimento de Prazo de Licenças Ambientais, entre outros, com a funcionalidade do acesso via nuvem e possibilidade de emissão de relatórios contendo a alimentação de informações mais recentes.