
Publicado em 08 de junho de 2017
Foi aberto em São Paulo o Sobratema Summit 2017, que reúne sob uma só insígnia as feiras M&T Partes e Serviços, Construction Expo, BW Expo e uma grande programação de debates e seminários sobre os temas da construção, urbanismo, sustentabilidade e afins.
O evento quer marcar a retomada do mercado a partir de agora no Brasil. Mesmo que o país continue vivendo uma tempestade política que gera demasiadas incertezas, não se deve ignorar que o primeiro trimestre deste ano trouxe o primeiro número positivo de crescimento desde antes das eleições de 2014.
Isto pode ou não indicar o fim da recessão, mas é cedo para definições. Assim, o Sobratema Summit reflete sentimentos opostos de otimismo e de impacto da forte recessão dos últimos anos. Por um lado, os discursos são todos positivos, por outro a feira em si ganhou uma dimensão compacta que definitivamente não é a característica dos eventos realizados pela entidade brasileira.
“Tivemos um ano de muito trabalho para colocar este evento em pé”, disse o presidente da Sobratema, Afonso Mamede, na entrevista coletiva de abertura.
Um dos vice-presidentes da entidade, Mario Humberto Marques, disse que em sua visão o mercado brasileiro renascerá com outra cara. “Aquilo que tínhamos antes, com grandes obras da Petrobras e infraestrutura para grandes eventos, acabou. O que vai existir são obras municipais de saneamento e outras infraestruturas urbanas”, avaliou.
Enquanto o mercado não retoma por completo, a Sobratema aproveitou a realização de seu Summit em 2017 para celebrar a associação com a Messe München, empresa que organiza a Bauma, maior feira de máquinas do mundo na Alemanha.
Na entrevosta coletiva, Mamede explicou que a parceria previu a abertura de uma empresa no Brasil por parte da Messe München, que administrará as feiras da Sobratema por 30 anos. Em termos práticos, se pode esperar que seu principal evento, a M&T Expo, esteja mais internacional a partir da edição de 2018.
“Para nós o acordo é importante porque a M&T Expo é o maior evento da América Latina, e a Messe München realiza o maior evento do mundo. Este selo é importante e fortalecerá nosso evento, porque a estrutura de vendas da Messe München trabalhará em conjunto. Tínhamos um foco no Brasil mas agora traremos participantes de todo o mundo”, disse Afonso Mamede.
Colin Davis, diretor da Messe München, acrescentou que “nós cobrimos mais de 150 países e conversamos com clientes em suas línguas mãe, em muitos setores econômicos. Isso dará à M&T Expo uma abordagem completamente diferente a partir do ano que vem”.
A ampliação do leque de temas e interesses das feiras da Sobratema parece efetivamente ser uma tendência. Neste mesmo Summit 2017, já se notam discussões e máquinas expostas que levam o evento para campos além da construção propriamente dita, como a gestão e tecnologias para águas e resíduos, além da arquitetura e urbanização sustentáveis.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade