Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 29 de janeiro de 2019

Revista Construa - BW Expo mostrará como a tecnologia contribui

BW Expo mostrará como a tecnologia contribui

O evento acontecerá em novembro de 2019 e será o único multidisciplinar do mercado focado completamente nas tecnologias direcionadas a sustentabilidade do meio ambiente

A sustentabilidade vem se tornando um dos principais temas discutidos por empresas que acreditam na importância de diminuir o impacto ambiental das suas atividades e de seus produtos.

Aliado a isso, a tecnologia tem exercido um papel importante para apontar novos caminhos às indústrias e empresas de todos os segmentos da economia.

Antes visto como antagonista do meio ambiente, o desenvolvimento tecnológico tem permitido diminuir a pegada ecológica das atividades produtivas realizadas por empresas.

É nesse sentido que a Sobratema – Associação Brasileira de tecnologia para Construção e Mineração irá promover a BW Expo e Summit 2019 – 3ª Biosphere World, que acontecerá de 5 a 7 de novembro de 2019, oferecendo sua experiência para contribuir com o crescimento da adoção de tecnologias ambientalmente sustentáveis.

“O que nos motivou a realizar a BW Expo, em primeiro lugar foi constatar que estamos no limite da pressão ambiental sobre o planeta terra. As empresas precisam ser menos impactantes em relação ao meio ambiente”, afirma Vagner Barbosa, diretor da Agência Canteiro. “Em breve, agir de forma sustentável será pré-condição para que as empresas continuem atuando, uma vez que será uma exigência de seus stakeholders e também da sociedade”, diz.

Outro ponto importante para a realização do evento, explica Barbosa, é que essas iniciativas são vistas, principalmente, em grandes empresas, mas, as pequenas empresas também vêm sendo pressionadas a serem mais sustentáveis.

“Isso significa que há uma defasagem em comparação com as companhias médias e pequenas, que precisam conhecer essas tecnologias, a fim de implantar aquelas que podem atender suas demandas”, acrescenta.

Segundo José Danghesi, especialista do mercado de feiras e eventos e consultor da Sobratema, a BW tem como finalidade fazer um evento aberto, com espaço para lideranças setoriais e as empresas, para que juntas possam mostrar seus cases de sucesso, além dos produtos e serviços.

“A pretensão da Sobratema é reunir diversos atores e esforços, funcionando como um hub, usando a experiência da Associação para captar informações a respeito da tecnologia e disseminar esse conhecimento ao máximo de pessoas possíveis”, comenta Danghesi. “Esse novo conceito da BW tem como enfoque tudo que for tecnologia que direta ou indiretamente trouxer uma solução para sustentabilidade”, complementa.

Fonte: M&T