Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 25 de abril de 2019 por Mecânica de Comunicação

Curso de Agregados para Construção Civil é destaque na agenda do Instituto OPUS de Capacitação Profissional no mês de maio

No mês de maio, o Instituto OPUS de Capacitação Profissional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) promove o curso de Agregados para Construção Civil:  da sua produção até a transformação em concreto e asfalto, que conta com quatro módulos: desmonte de rocha, centrais de britagem para produção de agregados, centrais de concreto e usinas de asfalto.

Realizado entre os dias 20 e 24 de maio, em São Paulo, o curso possibilita ao profissional ter uma visão crítica dos principais elementos que interferem na produção de agregados, podendo atuar de forma assertiva para a implementação de melhorias na produção, resultando em uma maior qualidade e menores custos.

O curso é ministrado pelo engenheiro José Antonio Tortorelli e por ter uma estrutura modular possibilita que o profissional opte por estudar todos os módulos ou apenas aqueles que são de seu interesse.

O primeiro módulo traz as principais operações envolvidas no desmonte de rocha e a importância de buscar a fragmentação adequada da rocha para otimizar os processos subsequentes de carregamento e britagem. Já o segundo aborda as principais características dos equipamentos que compõem a central de britagem, os fluxogramas típicos utilizados na produção de agregados, os aspectos importantes de higiene e segurança nas centrais e as metodologias para o dimensionamento de uma central de britagem. 

O terceiro apresenta os principais tipos de concreto, suas características, aplicações e aspectos de segurança e higiene, além de também mostrar as metodologias para o dimensionamento desse tipo de equipamento. Por fim, o quarto mostra os principais tipos de usinas de asfalto, suas características, aplicações e aspectos de segurança e higiene, e aborda as metodologias para dimensionamento em uma usina.

Ainda no mês de maio, nos dias 9 e 10, o Instituto OPUS de Capacitação Profissional promove o curso de Gestão de Ativos. Ministrado pelo engenheiro Norwil Veloso, fornece uma visão geral dos parâmetros, critérios e ações importantes para um bom gerenciamento de frotas de equipamentos móveis e de sua manutenção. Destinado a profissionais que participam de procedimentos que envolvem controle de frotas, o curso conta com um conteúdo programático que abrange cinco tópicos principais: gestão de equipamentos, custos, gerenciamento da manutenção, lubrificação e oficinas.

Além dos cursos na sede da Sobratema, o Instituto OPUS de Capacitação Profissional também fornece cursos in company. Desde sua fundação, já formou mais de 9.000 colaboradores para mais de 600 empresas. Além do Brasil, foram realizados cursos na Venezuela, Líbia, Moçambique e República Dominicana.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial: http://www.opus.org.br/

Conheça a programação de maio:

Data

Curso

Local

9-10

Gestão de Ativos

Sede da Sobratema

20-24

Agregados para Construção Civil:  da sua produção até a transformação em concreto e asfalto

Sede da Sobratema

20

Desmonte de Rocha

Sede da Sobratema

21-22

Centrais de Britagem para Produção de Agregados

Sede da Sobratema

23

Centrais de Concreto

Sede da Sobratema

24

Usinas de Asfalto

Sede da Sobratema