Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 10 de maio de 2019

Jornal da Construção Civil - McKinsey Brasil e Porsche Consulting ministram palestras no Workshop 2019

McKinsey Brasil E Porsche Consulting Ministram Palestras No Workshop 2019

Seis casos reais de soluções inovadoras vão ilustrar os conteúdos apresentados pelas duas renomadas consultorias

Por Jornal Da Construção Civil em 10/05/19

Workshop Revista M&T 2018. Divulgação

Maio, 2019 – Reconhecido por trazer ao mercado informações relevantes e técnicas para o desenvolvimento das áreas de construção, infraestrutura, mineração, agronegócios e florestal, o Workshop Revista M&T 2019 conta com a participação de Ingo Glawe, diretor e sócio da Porsche Consulting, que ministrará uma palestra sobre Eficiência e Produtividade na Construção e de Kevin Nobels, Sócio da Prática de Operações da McKinsey, que proferirá uma apresentação sobre Tecnologia Digital em Construção, no qual vai abordar as grandes tendências de inovação e de produtividade no setor da construção global, as mudanças que elas trazem para o cenário atual e como isso pode afetar o segmento no Brasil.

Para enriquecer as apresentações desses dois especialistas, o evento terá a apresentação de seis casos reais de soluções inovadoras: Geração de Energia em Aplicações Severas (Atlas Copco), VANT no Controle da Produção (CPE Tecnologia), Monitoramento em prol da Produtividade (Komatsu), Eólica – Reduzindo Custos (Manitowoc), Acessibilidade – Criando Oportunidades de Trabalho (New Holland Construction), e Machine Control – Ganhos Expressivos (Sotreq/Sitech).

O primeiro case traz uma recente inovação em ar comprimido desenvolvida pela Atlas Copco, que pode ser utilizada em qualquer tipo de condição meteorológica, sendo indicada para aplicações severas nos canteiros de obras e em mineração.

Já segunda apresentação mostra como o uso de drones da CEP Tecnologia pode agilizar o processo de medição de cava de mineração para controle do volume, elevando a produtividade, obtendo um maior detalhamento e precisão nos dados e resultando em maior economia com equipe em campo.

O terceiro caso aborda o uso do software de monitoramento da Komatsu para averiguar as razões que levaram a diferença entre o consumo de combustível entre duas carregadeiras do mesmo modelo, demonstrando como a gestão eficiente da informação pode ser traduzida em melhores praticas operacionais e ganhos de produtividade.

Na quarta solução inovadora, a Manitowoc relata como a tecnologia permitiu que sua nova linha de guindastes auxilie na diminuição do custo na área de trabalho, ao possibilitar uma menor área de preparo e menor quantidade de caminhões no transporte.

Na sequência, a New Holland Construction fala sobre a primeira retroescavadeira acessível, que pode ser operada de maneira completa por uma pessoa com mobilidade reduzida, inclusive, com acesso próprio. Essa tecnologia tem o potencial para ser ampliada para qualquer tipo de equipamento utilizado na construção.

Por fim, a Sotreq/Sitech leva para o público do Workshop Revista M&T os benefícios do uso de tecnologia para o controle automatizado do equipamento em operações de terraplanagem, conectado em tempo real com o sistema de topografia do projeto.

O evento ocorrerá no Centro Brasileiro Britânico (CBB), em São Paulo e conta com o apoio da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema). Para participar, basta realizar sua inscrição no site oficial clicando na aba “Inscrições”.

Direcionado para profissionais dos setores de construção, mineração, agronegócio e florestal, o Workshop Revista M&T traz, anualmente, em sua programação, conteúdos técnicos sobre questões mais relevantes e atuais desses segmentos, com o objetivo de levar para o mercado e para o público participante conhecimento sobre novidades, tendências e tecnologia.